Eleicão é segunda, mas já começou a confusão na Escola Pedro Rego em Juazeiro

Na Bahia já começou, desde o dia 17, a eleição para a escolha dos novos dirigentes escolares para 2012. As eleições prosseguem na próxima segunda-feira (21), nos municípios do Pólo 2, abrangendo Jequié, Juazeiro, Jacobina, Piritiba, Itaberaba, Brumado, Vitória da Conquista, Irecê, Ibotirama, Macaúbas, Caetité, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Senhor do Bonfim e Guanambi. Em Juazeiro, a confusão começou ainda na Campanha Eleitoral. Na manhã de ontem (18), representantes da Dires tiveram uma reunião de portas fechadas para discutir o processo eleitoral da Escola Estadual Pedro Raimundo Rodrigues Rego, no bairro Piranga.
Como os diretores serão eleitos por meio do voto direto, secreto e facultativo dos estudantes acima de 12 anos, pais ou responsáveis, professores e servidores das escolas, há uma desconfiança, externada pela chapa opositora, que a direção atual está se articulando para prejudicar a campanha. A equipe de reportagem esteve no local, para confirmar as informações e foi impedida pela direção de entrar na escola. Os portões foram fechados e a equipe foi convidada a sair do local. Mas de acordo com informações de um pai e aluno da instituição de ensino, Mário Sérgio de Oliveira, a confusão é porque não está havendo democracia no processo eleitoral. Segundo ele, a atual diretora da Escola Sheila Granja, está impedindo a oponente Regina Cláudia do Nascimento, que leciona no local, de realizar sua campanha. “Está tendo uma baixaria e isso é inadmissível acontecer dentro de um local que deveria passar para os alunos ensinamentos de cidadania e disciplina e a própria direção que se diz educadora incentiva a desordem”, disse Mário referindo-se ao comportamento dos alunos, depois que a imprensa foi expulsa da parte interna da escola. “Não podemos admitir que alunos falem mal, ofenda e atire objetos contra os repórteres”, salientou.
Segundo informações do pai e aluno, a desculpa da diretora é que estava aguardando uma autorização da Direc para liberar a opositora de fazer a sua campanha. “A gente acha que a confusão começou porque Regina estava se sentindo prejudicada, mas só a comissão de eleição pode confirmar a informação”, acrescentou.
Aguardamos para confirmar as informações cedidas pelo estudante, mas não fomos recebidos, nem atendidos. Conseguimos confirmar apenas, as presenças de dirigentes da Direc e das duas concorrentes a eleição pré-gestão de 2012 na reunião.

Por Mônia Ramos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *