A Prefeitura de Petrolina realizou na última semana, na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre representantes do poder público, dos conselhos e da sociedade civil dos municípios de Petrolina e Dormentes.
O Presidente da Conferência, o Controlador Geral do Município de Petrolina, Josaias Santana, avaliou a Consocial e a participação pública. “A nossa satisfação foi em ver a sociedade comprometida e participativa durante todo o processo da conferência que se alinha com nossa política de gestão transparente e socialmente responsável, que tem colocado a cidadania em primeiro lugar. Tivemos significativa contribuição da CGU, do TCE, do MPPE e da OAB, que destinaram seus representantes para exposição dos eixos, estabelecendo assim um excelente parâmetro para as discussões e propostas”, afirmou.
Após o debate dos quatro eixos temáticos da 1ª Consocial, foram priorizadas 20 diretrizes / propostas e eleitos 10 delegados que comporão as discussões durante a conferência estadual em Recife, a ser realizada no mês de abril de 2012.
As propostas aprovadas tratam de melhorar a transparência dos atos de gestão, o acesso a informação pública, estruturação e capacitação dos conselhos de políticas públicas, capacitação da sociedade, políticas para a educação e formação em cidadania, entre outros.
Delegados eleitos:
Antonio Malan de Carvalho – Sociedade Civil
Edson dos Santos – Sociedade Civil
Jeomando José Coelho – Poder Público
Leda Virgínia Cavalcanti Andrade Ferraz – Poder Público
Maria Adriana Gonçalves dos Santos – Sociedade Civil
Maria do Carmo Lima Araújo Santos – Conselhos de Políticas Públicas
Maria do Socorro Neto – Sociedade Civil
Norma de Sá Guedes – Sociedade Civil
Silvia Caroline da Silva Athan – Poder Público
Tadeu Plínio da Silva – Sociedade Civil
(Cintia Sacramento – Ascom Petrolina)