Alunos de Santa Maria denunciam perseguição de Diretora da escola

Os alunos formandos do curso normal médio, antigo magistério da Escola Estadual Padre Maurilo Sampaio, em Santa Maria da Boa Vista, fazem uma grave denúncia contra a diretora da escola, professora Rosana Genovês:

“Quando decidimos nos tornar professores, trazíamos em nossos corações a visão de mudar o mundo, ensinar crianças e adultos a ler, escrever e descobrir um mundo novo. Nós tínhamos um sonho!

Durante todo o nosso curso, enfrentamos dificuldades financeiras, organizamos eventos para arrecadas fundos para nossa formatura. Todos nós passamos anos sonhando com a nossa formatura. Procurávamos amigos, empresários da cidade e políticos que nos ajudassem com patrocínio para nossos eventos. Dentre eles, havia um empresário, professor e prefeito, que nunca nos negou apoio. Foi parceiro, foi amigo e, sobretudo, professor, nos ensinando a acreditar nos nossos sonhos e lutar por eles.

Nada mais justo que nós, alunos, escolhermos essa pessoa como nosso padrinho de turma. Fizemos a reunião e o nome dele foi unanimidade na turma. Fizemos o convite e ele feliz, aceitou ser nosso padrinho. Todos estavam felizes. Menos a diretora da escola, Rosana Genovês.

Quando a diretora recebeu os nomes dos padrinhos das turmas, tudo mudou. Ela literalmente virou uma fera ao ler o nome do nosso padrinho: Leandro Rodrigues Duarte. O nome dele foi suficiente para deixar a diretora fora de si. A  mesma convocou os alunos para uma reunião e em alto e bom som, na verdade, aos gritos, determinou: “Se ele for padrinho de vocês, não tem formatura. Ele não entra na AABB. Vocês podem denunciar a GRE e fazer o que vocês quiserem, mas ele não será o padrinho de vocês. Sim, eu estou ditando e pronto“.

A professora Rosana Genovês, que além de ser nossa diretora é também secretária adjunta de educação em nossa cidade, militante ativa e membro do Partido dos Trabalhadores, que prega em seus discursos ética, democracia e respeito, esqueceu que naquela sala erámos jovens, futuros professores como ela e, sobretudo, pessoas que acalentaram um sonho por quatro anos, pessoas que estão trabalhando, fazendo investimentos financeiros em roupa, anel, viagens de familiares, tudo para essa formatura. A petista Rosana Genovês esqueceu que as diferenças políticas que ela tem com o professor, empresário e prefeito eleito Leandro Duarte, não podem interferir na sua gestão na escola.

Vale lembrar, que nós, alunos da Escola Estadual Padre Maurilo Sampaio, estivemos ao lado da democracia, do que é correto e ao lado dela, quando o governador marcou hora para ela ser destituída do cargo de diretora da escola. Entendemos que não poderiam tirar uma diretora eleita democraticamente pelos alunos, só porque ela se posicionou contra uma atitude arbitrária do governador contra os professores. Só lamentamos, que os princípios éticos, democráticos e de respeito aos direitos dos outros, não sejam bandeiras levantadas por ela nessa situação.

Para finalizar, gostaríamos de deixar registrada aqui mais uma frase da professora, diretora, secretária adjunta de educação e petista Rosana Genovês. Porque ela não ficou satisfeita em nos deixar tristes, abatidos e confusos, ela precisavam tirar de nós o que há de mais valioso, o sonho. Para encerrar a reunião, ela trouxe a sua “facada” final: “Não posso fazer nada se estou destruindo o sonho de vocês. Mas se ele entrar, não tem formatura”.

Deixamos aqui a nossa frustração, tristeza e vergonha, por termos eleito como diretora da nossa escola uma pessoa desprovida dos princípios necessários para gerir educação. Lamentamos ter que utilizar a imprensa para divulgar as vergonhas da nossa cidade. Nos envergonhamos por ver em Santa Maria da Boa Vista, a ditadura, o desrespeito e truculência serem institucionalizadas nos órgãos públicos.

Pedimos a interferência do governo do Estado, da GRE, do prefeito do município. Esperamos que interfiram e ressuscitem o nosso sonho de formatura.

Segue abaixo, assinatura dos alunos que cometeram o pecado de sonhar com formatura.

 

(Sara Granja)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *