Ledo Ivo: Espalhador de esculturas


O artista plástico Ledo Ivo conclui mais um trabalho. A obra Ama de Leite, segundo ele, é parte de uma reflexão sobre os conceitos de segregação racial nos Estados Unidos, Alemanha, Apartheid na África do Sul e de democracia racial no Brasil.
Ledo Ivo conta que a escultura, “se apresenta como uma alegoria que busca desmistificar e transfigurar o conceito de democracia racial vigente no Brasil, decorrente de estudos sociológicos do autor do “Casa Grande Senzala”, livro do pernambucano Gilberto Freyre.
Em sua composição estética, a alegoria, tem um grupo de quatro personagens, duas crianças rosas e obesas tetam vigorosamente no colo de uma negra forte e altiva, enquanto a terceira criança negra se impacienta no chão. Explica o artista, que atenta que a obra suscita e atualiza a discussão sobre igualdades de inserção na sociedade. “O rosto impessoal d personagem central focaliza a questão da identidade social nas funções subalternas”, destaca.
Levo Ivo levou três meses para concluir a obra, que está em frente ao Atelier de Artes, da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), campi Juazeiro.


Por Mônia Ramos


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *