Nesta quarta-feira, 14, a Equipe de Saúde da Família (ESF) do Angari e a nutricionista Eliana Campelo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com o apoio de estudantes de Nutrição da UPE realizaram mais uma atividade dentro da programação da Semana do Bebê em Juazeiro.
A palestra educativa foi direcionada para mães dentro do tema ‘Alimentação da Gestante e da Criança e Amamentação’ e chamou atenção do público para alguns assuntos: benefícios da amamentação, alimentação saudável durante o período do aleitamento materno, cuidado com os seios, posição do bebê, aleitamento exclusivo até os seis meses, alimentação complementar até os dois anos, dentre outros.
Também foram exibidos vídeos como forma de incentivar a amamentação. Para uma das ministrantes da palestra, a estudante de Nutrição da UPE, Samara Oliveira, durante esta fase a mãe precisa de orientações e suporte para garantir saúde para seu filho. “Principalmente se for uma gestante de primeira viagem; essa sim necessita de um maior acompanhamento que vai ajudar tanto a ela como o bebê durante o período de gestação, quando estiver amamentando e depois que a criança completar seis meses”, explicou. As duas estudantes de Nutrição Suany Nogueira e Elisa Guedes também reforçaram as informações.
Os hábitos saudáveis são importantes para o desenvolvimento e crescimento saudável da criança. “O período em que as mães mais precisam de orientação é até o bebê completar dois anos. Se a educação nutricional for seguida à risca é fato que as crianças crescem saudáveis”, frisou a preceptora das estudantes, a nutricionista do NASF, Eliana Campello.
A programação no posto de saúde foi voltada para os cuidados alimentares, mas o momento também foi para chamar atenção das mães sobre vários assuntos. “É importante que as gestantes recebam os agentes de saúde em casa, tirem as dúvidas sobre amamentação e outros assuntos, dirijam-se aos postos de saúde para tomar as vacinas necessárias para prevenir doenças, além de fazer o acompanhamento para o crescimento e desenvolvimento da criança até os dois anos de idade. Tudo isso é importante para que o município continue reduzindo a mortalidade infantil”, explicou a enfermeira Iolanda Medrado.
A gestante de seis meses Carmem Kelly dos Santos foi à unidade se vacinar contra a gripe e hepatite, e aproveitou para assistir a palestra. “É meu primeiro filho. Tenho que aprender muita coisa ainda. A iniciativa está de parabéns”, falou. Ao final do evento houve sorteio de brindes e distribuição de lanches.
Com o tema “Amamentação: alimento, amor e proteção”, a Semana do Bebê em Juazeiro continua acontecendo até dia 17 de maio com ações realizadas pela Prefeitura de Juazeiro (Secretaria da Saúde, SEDIS, Educação) com as parcerias do Selo UNICEF, Universidade do Vale do São Francisco – UNIVASF e da Faculdade do São Francisco de Juazeiro – FASJ em prol da qualidade de vida das crianças e adolescentes.
