PRIMEIRA CRIANÇA QUE NASCEU NESTA SEMANA DO BEBÊ RECEBE AS CHAVES DA CIDADE

blogqspisaacsemandobebeO prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do secretário de Saúde, Cássio Garcia entregou nesta segunda-feira (12) a Chave da Cidade à primeira criança que nasceu neste domingo (11) na Maternidade Municipal, dando inicio oficialmente a Semana do Bebê 2014.

Simbolizando o “Bebê Prefeito UNICEF”, Pedro Henrique Ribeiro da Silva nasceu no Centro de Parto Normal (CPN) às 2h27 da madrugada e recebeu toda a assistência necessária antes, durante e após o parto. É o que garante Jamilly Rafaella Conceição da Silva, feliz pelo primeiro filho.

“Desde o momento que cheguei à unidade até a hora do parto tive um atendimento único e maravilhoso. Além dos bons cuidados durante o pré-natal que recebi no posto de saúde do Tabuleiro, aqui os profissionais me orientaram bastante. Tudo valeu a pena e tenho certeza de que vou sair da Maternidade mais confiante, pois a atenção dos médicos e enfermeiros foi muito especial”, disse.

Jamilly também falou da emoção de ver o filho receber a chave das mãos do prefeito. “Foi uma sensação maravilhosa que vai fazer parte da trajetória de vida dele”, falou satisfeita a mãe de Pedro Henrique.

Também acompanharam o momento o avô e a avó do bebê, Maria Leda da Conceição Silva e José Antonio da Silva. “Não faltou nada para meu neto e nem para minha filha. Pedro veio com saúde e a Maternidade está de parabéns. Fiquei muito emocionada com o carinho do prefeito”, comemorou a avó materna.

A Semana do Bebê é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro com as parcerias do Selo UNICEF, Universidade do Vale do São Francisco – UNIVASF e da Faculdade do São Francisco de Juazeiro – FASJ e é mais uma forma da gestão municipal demonstrar sua atenção e prioridade com a saúde materno-infantil, esclareceu o secretário Cássio Garcia.

“A Rede Municipal de Saúde possui estrutura necessária para atender a mulher desde o momento da gravidez até o nascimento da criança. O pré-natal é feito com qualidade nos postos de saúde, que também possuem ações educativas voltadas para garantir uma gestação saudável. A Secretaria da Saúde manterá como prioridade este público para continuar garantindo uma assistência de qualidade no Hospital da Criança e durante o parto na Maternidade, que até agora já realizou mais de 45 mil atendimentos”, ressaltou o secretário.

Além da redução da taxa da mortalidade infantil, a unificação das unidades transformada em Centro Materno Infantil, vai melhorar os cuidados ofertados e aperfeiçoar os serviços, explicou o prefeito Isaac Carvalho. “O Hospital da Criança é administrado com recursos próprios e mais de 70% do custeio da Maternidade é feito pelo município. Com a junção, qualificaremos os atendimentos em prol da vida das crianças e adolescentes. Os cuidados com o bebê e a amamentação também são prioridades e fazem parte da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde” frisou.

Isaac ressaltou ainda que “nossa gestão já garantiu para o Hospital Materno Infantil, 11 leitos para gestação de alto risco, 10 leitos para Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), 10 leitos de Unidade Neonatal de Cuidados Intensivos (UTI) e 10 leitos do projeto Canguru”.

Houve ainda a entrega de enxoval básico para o recém-nascido, além do acompanhamento da família da criança ao domicílio, onde no local a mãe e os familiares receberam mais orientações sobre amamentação para garantir mais saúde ao bebê.

Compareceram ao ato o vereador Crisóstomo Lima (Zó), os superintendentes de Atenção Integral à Saúde, Eliete de Castro, e de Humanização e Promoção à Saúde, Mário Machado; a Diretora da Maternidade, Fabíola Ribeiro, as articuladoras dos Selos UNICEF e ABRINQ  Carla Lorena Pesqueira (Saúde) e Queila Maria de Jesus (SEDIS), além de profissionais de saúde.

O evento segue até o dia 17 de maio e com as atividades das instituições parceiras, além das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social que realizarão ações intersetoriais dentro do tema: “Amamentação: alimento, amor e proteção”, em prol da qualidade de vida das crianças e adolescentes de Juazeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *