PETROLINA PODERÁ GANHAR UNIDADE DO PORTO DIGITAL

Visita Porto Digital 1Representantes do projeto Porto Digital, desenvolvido pelo Governo de Pernambuco, estiveram em Petrolina nesta quinta-feira (8) visitando algumas instituições de ensino em busca de parceiros e área para a instalação do Armazém da Criatividade. A primeira instituição visitada foi a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), onde o grupo apresentou a proposta que funcionará como um espaço de fomento ao empreendedorismo inovador.

O presidente da Facape, Rinaldo Remígio; o diretor acadêmico, Antônio Habib; e o coordenador de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Carlos Gonçalves, ouviram atentamente o diretor-presidente do Porto Digital, Francisco Saboya. De acordo com ele, a ideia de instalar uma unidade do armazém no município faz parte do projeto de interiorização do Porto Digital.

“Esta seria a primeira grande intervenção do Porto Digital em Petrolina. A ideia do governador é expandir o empreendedorismo inovador pelo interior do Estado, nos moldes do Porto Digital. Por isso, estamos em busca de um espaço por excelência de ensino, um núcleo acadêmico, seja na Facape, na UPE ou na Univasf”, explicou.

Segundo Saboya, a Facape foi a primeira entidade mencionada para a instalação do empreendimento devido às parcerias já firmadas com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e pelos projetos na área. O Armazém da Criatividade é a primeira aceleradora de empreendimentos inovadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“O armazém faz parte do Porto Digital e oferece aos jovens, que concluem sua graduação técnica ou superior, condições de evoluir na perspectiva de se tornar um empreendedor, não um empreendedor tradicional, mas um empreendedor cujas atividades são intensivas ao conhecimento”, explicou.

Atividades

No armazém, serão desenvolvidas três tipos de atividades nas áreas de informática, economia criativa e agricultura. De acordo com Saboya, o local concentrará sete funções integradas espacialmente, funcionalmente e operacionalmente.

“Haverá espaços de empreendedorismo, eventos, crédito, experimentação, showroom, educação, além de um espaço empresarial para que a empresa, uma vez constituída, possa desenvolver seu negócio lá dentro”, disse.

O professor Remígio apresentou a estrutura da Facape e saiu animado da reunião. “Vamos estudar a viabilidade de instalar o projeto aqui na faculdade. Será uma ótima oportunidade para incentivar o empreendedorismo entre os jovens da região e abrir espaço para o surgimento de novas empresas e iniciativas”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *