SEMANA DO BEBÊ 2014 PROMOVEU AÇÃO PARA AS MÃES E GESTANTES DO CONJUNTO PENAL DE JUAZEIRO

unnamed (9)Com o tema “Toda forma de direito vale a pena para as mães e bebês”, e com o intuito de fortalecer a qualidade de vida das crianças e adolescentes, os profissionais da Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) realizaram atividade educativa no Conjunto Penal de Juazeiro.

Cerca de 30 mulheres participaram do encontro, sendo a maioria mãe e três gestantes. O tema do evento este ano que acontecerá em Juazeiro – de 11 a 17 de maio – será: “Amamentação: alimento, amor e proteção”, sendo que esta é a IV Semana do Bebê e a primeira já considerada Lei no município.

 A ação antecipa as atividades da Semana do Bebê promovida pela Prefeitura Municipal – com as parcerias do Selo UNICEF, Universidade do Vale do São Francisco – UNIVASF e da Faculdade do São Francisco de Juazeiro – FASJ.

A atividade foi realizada na ala feminina do presídio e coordenada pela técnica de enfermagem, Valdeci de Souza, a assistente social, Aleide Batista e pela Psicóloga e articuladora dos Selos UNICEF e ABRINQ da Secretaria da Saúde de Juazeiro, Carla Lorena Pesqueira.

A assistente social do Conjunto Penal, Denise Leal, afirmou que a iniciativa foi proveitosa porque tirou duvidas das internas, falou dos seus direitos e das crianças, além de passar para o público o valor da mãe e a importância da amamentação.

“É um direito do bebê que nasce enquanto a mãe está cumprindo pena no presídio, ficar num leito reservado com atendimento necessário para seus cuidados, inclusive para a amamentação. A mãe fica com o filho durante seis meses e depois disso os bebês são direcionados aos cuidados da família. O Conjunto Penal também oferece todo acompanhamento do pré-natal dentro da unidade através da equipe médica e de enfermagem”, explicou Denise Leal.

O objetivo foi discutir o cuidado integral na primeira infância e falar um pouco da Semana do Bebê, enfatizando a importância da amamentação e dos direitos das gestantes e dos bebês, explica a psicóloga Carla Lorena Pesqueira.

“O momento trouxe uma grande experiência enquanto profissional, pois durante a atividade também me senti acolhida. As mulheres precisam ser fortalecidas quando se trata de cuidarem de seus filhos. Independente da situação, os direitos das crianças e adolescentes devem ser preservados. O acolhimento promoveu o fortalecimento dos vínculos entre mães e filhos, lembrando dos cuidados e atenção que se deve ter com o compromisso de ser mãe”, destacou.

Através de dinâmicas as mães e gestantes demonstraram seus sentimentos e do significado de ser mães e de amamentar. Para J.D.M.L, 18 anos , que está grávida de sete meses do primeiro filho, ser mãe é um momento de amor e felicidade.

A gestante do quarto filho, T.L.C.S, 22 anos, fala do momento difícil de viver longe dos filhos.” Sinto saudades. Quero sair e realizar coisas boas na vida junto com minha família”.

A interna S.C.S, ,28 anos, engravidou no presídio e está com cinco meses de gestação. “Somos bem assistidas pelas equipes de saúde, fazemos o pré-natal e seguimos todas as orientações necessárias para que a criança tenha saúde. Quero tomar um rumo, sair dessa vida para dar um futuro melhor ao meu bebê”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *