Reunião apresenta Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação

Representantes de vários setores da Prefeitura de Petrolina estiveram reunidos na tarde de ontem (09), no auditório da biblioteca da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) para conhecer as diretrizes de um Planejamento Estratégico de Tecnologia e Gestão da Informação – municipal. A proposta discutida foi no sentido de  ter um órgão no município que atenda todas as secretarias de forma a otimizar os trabalhos na informação, melhorar a comunicação entre os setores e garantir a economia dos serviços.

O evento teve a coordenação da gestora de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria de Administração, Simone Araújo Santa Cruz e do Controlador-Geral do Município, Josaias Santana. “Nessa reunião, a gente está tratando de um planejamento estratégico de tecnologia da informação para centralizar os trabalhos. Hoje, nós temos núcleos de tecnologia desfragmentados, nosso objetivo é centralizar todas as demandas relacionadas à tecnologia da informação e com isso conseguir atender com mais agilidade as prioridades do município em relação a TI”, explicou Simone Araújo.

A viabilidade para autonomia do município na gestão de tecnologia da informação está sendo analisada também pela Controladoria Geral do Município, já que segundo o Controlador do Município, Josaias Santana, uma das vantagens apontadas para centralização de TI é a economicidade dos serviços.

Neste primeiro encontro, estiveram presentes o Coordenador da Pós-graduação em gestão de TI da Facape, Vanderley Gondim e o representante da Empresa Municipal de Informática de Recife (Emprel), Moisés Batista, que apresentou o trabalho desenvolvido pela Emprel na Prefeitura de Recife. “Uma das vantagens em ter um núcleo central de informática é ter uma escala de compras elaborada em ata pelo núcleo de TI onde os órgãos da prefeitura terão acesso a produtos e serviços de qualidade com menor preço, outra vantagem é a padronização que na tecnologia isso é fundamental, porque se cada órgão compra de um jeito há dificuldade de integração de soluções”, explicou.

A reunião foi promovida pela Controladoria-Geral do Município e os Núcleos de Tecnologia da Informação das Secretarias de Administração, Saúde e Educação, além da FEMSAÚDE, Facape, Empresa Petrolinense Trânsito e Transportes Coletivos (EPTTC), e representantes do IGEPREV, Agência Reguladora Municipal (ARMUP) e Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA).

(Cíntia Sacramento – Ascom Petrolina/Foto)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *