XUCURUS RECEBEM DUAS UNIDADES DE SAÚDE E EQUIPES DE MÉDICOS ESTRANGEIROS

unnamedLocalizada a 35 Km de distância da cidade de Pesqueira, em estrada de terra, as aldeias das tribos Xucuru de Orubá – nas comunidades de Brejinho e Passagem – contam, agora, com duas unidades de saúde exclusivas, além de uma equipe fixa de médicos. Os centros médicos foram inaugurados nesta quinta-feira (1º) pelo Secretário Nacional de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves, com a presença do ex-secretário Nacional de Gestão da Saúde, o pernambucano Mozart Sales, responsável pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal.

Também foi deflagrado, nas comunidades, o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas 2014, coma oferta de 249 mil doses contra diversas doenças, como hepatite B, paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche, meningite, gripe, caxumba, febre amarela, entre outras.

De acordo com o chefe da tribo Xucuru, cacique Marquinhos – filho do falecido cacique Xicão – nas aldeias vivem cerca de 1,3 mil índios, que até então não dispunham de qualquer atendimento específico. Apenas um único médico fazia visitas esporádicas nos finais de semana. Agora, as unidades contarão com uma equipe de cinco especialistas cubanos, que vão morar na comunidade e atender pacientes diariamente, pela manhã e à tarde.

Além dos médicos estrangeiros, as unidades contam com equipes multidisciplinares compostas por enfermeiro, odontólogo, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, agente indígena de saúde e agente indígena de saneamento. Os postos têm capacidade de atender 40 pacientes por dia, nos mais diversos procedimentos de atenção básica (atendimento médico, de enfermagem, imunização, vigilância alimentar e nutricional, pré-natal, acompanhamento e desenvolvimento da criança e ações de prevenção, promoção e recuperação de pacientes). Além disso, as unidades contam com atividades de prevenção em Saúde Bucal, como escovação supervisionada, aplicação de flúor, palestras educativas e atendimentos clínicos de odontologia.

O Ministério da Saúde investiu R$ 356 mil na construção dos postos, que foram entregues devidamente equipados. O cacique Marquinhos afirmou que os índios estavam preocupados porque as unidades vinham sendo concluídas e ainda não havia médicos para trabalhar no local. E agradeceu a Mozart Sales pela contratação da equipe de especialistas estrangeiros que vai atuar na comunidade. “Essa é mais uma prova que o Mais Médicos é a saída adequada para garantir o acesso da população de locais mais distantes e desassistidos à saúde”, observou o idealizador do programa, que em Pernambuco já conta com 167 médicos estrangeiros, colocados em 143 municípios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *