MUNICÍPIO PROMOVEU DIA “D” DE VACINAÇÃO

O Dia Nacional de Mobilização contra a gripe que aconteceu no último sábado, 26, em Sobradinho, foi de muito trabalho para as equipes de saúde e mobilizou a comunidade alvo, que compareceu intensamente aos postos de vacinação.
A vacina é destinada para um público determinado pelo Ministério da Saúde: gestantes, crianças com idade de seis meses a menores de cinco anos, idosos, portadores de doenças crônicas, mulheres em período pós-parto (até 45 dias) e trabalhadores da área de saúde.
A vacinação foi realizada nos Postos de Saúde da Família das quadras, S-05, Maria Ribeiro, quadra S-17, Portelinha, Policlínica e Clube Santana e, somente no primeiro dia, a meta foi atingida em 44, 6%.
A avaliação da Secretaria Municipal de Saúde é bastante positiva. ” O dia “D” da campanha contou com um público considerável e a nossa intenção é atingir a meta até o final da campanha, imunizando o maior número possível de pessoas que estão dentro do público alvo e protegê-las contra o vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B”, avaliou a Secretária Graça Carvalho.
” A eficácia desta vacina e comprovada e, por isso, reforçamos a importância da sua aplicação, já que a chance de uma pessoa vacinada contrair o vírus é bem menor, o que também previne outras doenças associadas a gripe e suas complicações”, alerta a coordenadora da atenção básica Tereza Newman.
A vacina contra a Influenza tem ação imunitária durante um ano.
A Campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 9 de maio, mas cada município poderá prolongar a data, caso haja necessidade.
Em Sobradinho a vacinação continua na Policínica, das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira.