Lossio critica deturpação de matéria da revista Veja

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, não poupou críticas para se defender de publicação, na tentativa, segundo ele, de transformar uma boa notícia em notícia ruim. “Petrolina está na Veja como uma das 31 melhores cidades do Brasil para se viver”. Em matéria veiculada na internet foi dado o destaque ao trecho em que Petrolina aparece como a 4ª pior cidade do país em coleta de lixo.

Lossio frisou que na edição da semana passada a revista Veja na matéria “Especial Cidades, as campeãs de riqueza e bem estar”, fez um comparativo da pesquisa divulgada pela revista, e que por outros setores a cidade aparece positivamente na publicação. “A Veja diz que Petrolina é uma das 31 melhores cidades para se viver no Brasil e compara os pontos mais fortes e mais fracos. Nos pontos mais fracos no que diz respeito a coleta domiciliar de lixo, a revista diz que o Brasil, quase que universalizou. De todos os serviços: educação, habitação, empregabilidade, Petrolina está entre a 5ª e a 22ª cidade. Em todos os outros itens, Petrolina está entre a 4ª e a 26ª cidade”, argumentou.

O chefe do executivo salientou que desde o início da gestão a coleta foi ampliada e apresentou melhorias. “Quem sabe ler vai entender o conteúdo da matéria”, alfinetou ao criticar veementemente veículos que usam a informação para manobras políticas. “Na matéria inclusive aponta que Petrolina tem 88% de coleta de lixo”, acrescenta que o município não tem 100% de coleta porque as quatro primeiras cidades do ranking possuem em média 100 km² e que são cidades eminentemente urbanas e explica que se Petrolina tivesse apenas área urbana a coleta poderia ultrapassar os 100%. “Temos algumas regiões ermas, mais ou menos 10% da população de Petrolina, vive em sítios, distritos, em áreas geograficamente difíceis”, explicou.

Lossio insistiu nas críticas e direcionou ao dizer que “o blogueiro está instrumentalizado para produzir notícias ruins”. O prefeito questionou o porquê não foram publicadas noticias negativas do deputado Fernando Filho, exemplificou, afirmando que a matéria negativa foi implantada por uma jogada política contraria a atual gestão municipal. E argumentou que além da coleta domiciliar está ocorrendo com o devido planejamento, lixeiras estão sendo instaladas na cidade para ajudar na manutenção de uma cidade limpa. “Não posso dizer que o deputado Gonzaga Patriota está mentindo no Congresso Nacional, mas ele deve ter reproduzido a matéria do Blog e não da revista porque ele sabe ler”, frisou durante entrevista.

O prefeito também salientou que durante sua gestão Petrolina já foi destaque duas vezes em matérias positivas na mesma revista. E foi enfático ao dizer que só falará sobre candidatos à prefeito de Petrolina quando forem definidos os candidatos e quando a legislação permitir. 

Por Mônia Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *