Começou em Juazeiro nesta quinta-feira, 24, a segunda etapa do Curso de ‘Educação Popular em Saúde’, mais uma realização das Secretarias da Saúde de Juazeiro (Sesau) e da Bahia (Sesab) em parceria com o Ministério da Saúde.
A abertura do curso aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) e é direcionado para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Endemias (ACE) do município e da região.
“É uma nova oportunidade de agregar conhecimentos e motivar os profissionais a aplicarem a cultura popular na rotina diária do trabalho, isso através de cada vivência local. É uma saúde alicerçada nos saberes populares, de forma que contribua para qualificação dos atendimentos e melhorias da saúde da população. A ideia é estimular os profissionais a serem os protagonistas de uma nova história da saúde de Juazeiro”, enfatizou a mediadora do curso, Jakiline Vargas.
A mediadora informa que nesta etapa, o curso tem um diferencial. “Nesta segunda etapa o curso foi estendido também aos profissionais que compõem as Equipes de Saúde da Família e demais militantes da saúde. Em breve será aberto e divulgado o terceiro momento no site da Prefeitura de Juazeiro www.juazeiro.ba.gov.br e no site da FioCruz”, informou”, Vargas.
O curso também foi ministrado pela mediadora Perpétua Almeida e a educadora popular Naiady Miranda. O objetivo é fortalecer a saúde no município e região através da educação Popular em Saúde que se tornou através de lei uma política nacional que fomenta práticas educativas populares para prevenção de doenças e promoção a saúde, para fortalecimento do SUS.
Para o agente educador em saúde, Newington Santos, o curso pretende estimular o conhecimento na área de Educação Popular em Saúde, dando aos profissionais orientações necessárias para atuar na área. “Com o exercício contínuo da prática popular os profissionais vão contribuir para uma saúde melhor em cada localidade. O curso será relevante porque cada agente saberá como exercer seu papel, valorizando a cultura local. O curso dará os instrumentos necessários para o desempenho do nosso trabalho”, disse.
O Curso de Educação Popular em Saúde vai até dia 08 de maio. A primeira etapa ocorreu em dezembro do ano passado.