Foi realizada, nesta quarta-feira (16), mais uma oficina de diagnóstico técnico-participativo do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Juazeiro. Participaram do evento o secretário municipal, João Pedro da Silva Neto, da Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPLAC), o assistente de projetos sociais da Caixa Econômica Federal (CEF), Cristiano Aparecido dos Reis, e o Assessor Especial, Carlos Neiva. A oficina ocorreu na Escola Polivalente Américo Tanuri, no bairro São Geraldo, e contou com a participação de cerca de 30 pessoas.
O professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Vanderlei Souza Carvalho, participou da oficina na condição de pesquisador. Carvalho, que está estudando sobre as políticas ambientais participativas de Juazeiro e Petrolina, salientou a importância da participação popular na construção do PMSB: “O envolvimento do cidadão garante que ele se eduque, que ele traga sua contribuição, e que ele se torne alguém capaz de fiscalizar”, ressaltou.
A professora Dira Magalhães de Souza, moradora do bairro Cajueiro, lamentou a ausência de representações políticas, como vereadores e presidentes de associações de bairros, e falou sobre suas expectativas para o Plano de Saneamento: “Espero que essas ações contemplem mesmo toda a população e que saiam do papel”.
Devido ao feriado da Semana Santa, a próxima oficina será na terça-feira (22), no distrito de Massaroca, a partir das 18h30. O Plano Municipal de Saneamento Básico é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento.
Irislane Pacheco/SEPLAC
