Presidida pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Juazeiro reuniu-se na quarta-feira (16) em convocação extraordinária para apresentar a sua nova composição, que inclui novos membros da sociedade civil. Segundo orientação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), o CMDRS deve ter no mínimo 2/3 das vagas ocupadas por representantes de entidades da sociedade civil e no máximo 1/3 das vagas ocupadas por representantes do poder público.
“A mudança objetiva principalmente oferecer transparência nas decisões tomadas pelo conselho e permitir uma justa correlação de forças entre o poder público e a sociedade civil”, explicou a secretária do CMDRS, Terezinha Cavalache.
Após a apresentação dos novos membros, os conselheiros presentes votaram por unanimidade, a favor da nova formação. As entidades que compõe o Conselho são: SEAPA, AFRUPEC, ADAB, EBDA, SEDUC, SEBRAE, CETEP – SF, Banco do Brasil, Câmara Municipal de Vereadores, CODEVASF, EMBRAPA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STRJ), UARJ, UNEB, Banco do Nordeste, IRPAA, APPIM, MST, UAVS, Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro (SPRJ), Comitê de Massaroca, Colônia de Pescadores e CIAM.
Na ocasião o representante da empresa Agroecológica, Severino Vieira, apresentou ao Conselho, o ‘Projeto Agrovilas’ que pretende beneficiar 46 famílias da Associação Curralinho. A fazenda Calabaço localizada no Projeto Curaçá, Núcleo III, vizinho a comunidade de Periquito, possui 409 ha, e será sede do projeto composto por 46 lotes de terra. “Já realizamos o cadastro dos agricultores associados, e os mesmos possuem DAPs, todos devidamente regularizados. Estamos aqui hoje solicitando ao conselho a aprovação e assinatura das DAPs, para dar continuidade ao processo de implantação”, explicou Severino.
O representante da UNEB e conselheiro Paulo Pinto sugeriu uma avaliação criteriosa dos documentos apresentados, bem como uma visita in loco a fazenda. Em comum acordo foi formada uma comissão composta pela Prefeitura, Sebrae, EBDA, UNEB, Banco do Nordeste, Câmara de Vereadores, Embrapa, Banco do Brasil, IRPAA e Codevasf. A mesma acordou que na manhã do próximo dia 29 de abril todos irão a localidade para analisar e validar o projeto.
O secretário Jorge Cerqueira reforçou a importância do Conselho para o município de Juazeiro. “A maioria dos projetos sociais da nossa região devem ser submetidos a aprovação do CMDRS. Pretendemos buscar o fortalecimento participativo, em que se pratique a gestão compartilhada de um processo de desenvolvimento a partir da realidade do nosso município”, declarou.
Lene Radina – Assessoria de Comunicação /SEAPA (Prefeitura Municipal de Juazeiro); (74) 9198-3608.
