N\a ultima sexta-feira, a equipe da Defesa Civil, coordenada pelo secretário executivo de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jota Santos, intensificou as atividades no sentido de buscar mais alternativas de proteção para as famílias em situação de risco, e concluir balanço de números dos danos causados pelas últimas chuvas no município.
Pela manhã foram realizadas buscas pelas famílias que estão nas áreas de risco. Mesmo enfrentando a resistência de quem insiste em não querer deixar suas moradias temporariamente, o núcleo de operações ainda conseguiu encaminhar mais 04 famílias para o abrigo do Ginásio Osvaldo do Flamengo.
A tarde, o secretário Jota Santos, juntamente com a secretária de Cidadania, Célia Regina, acompanharam a primeira dama do município, Andrea Lóssio, em uma visita a região do Cacheado II, para vistoriar as condições que as famílias estão enfrentando nesse período chuvoso, que deve seguir até o dia 15(terça-feira), segundo previsões meteorológicas.
Os números oficiais da Defesa Civil até o final dia são: 25 famílias desabrigadas, que foram divididas entre o Ginásio (08), o prédio do CSU do Cacheado (02) e em casas alugadas (17); 67 famílias desalojadas, que estão em casas de parentes ou cedidas, e são as famílias que se recusaram a ir para o abrigo; 580 famílias em estado de risco, totalizando aproximadamente 2.900 pessoas; 25 casas desabadas (sendo 24 no Cacheado e 01 na Ocupação Nossa Senhora de Fátima); 73 casas parcialmente destruídas; e ainda 90 casas que correm risco de desabamento.
No fim de semana o secretário continuará realizando atividades nos bairros, e amanhã acompanhará a equipe da campanha “Petrolina Mais Solidaria”, liderada pela primeira dama, que iniciarão a distribuição de lonas e donativos, começando pelo bairro Cacheado. “As atividades são intensas, e todo governo Júlio Lóssio está de plantão, unindo forças na proteção das famílias e no combate aos transtornos provocados pelas chuvas”, ressalta o secretário.
Texto: Cristiane Nogueira
Secretaria Municipal da Cidade