CODEVASF E PREFEITURA DEBATEM MUDANÇAS NO MERCADO DO PRODUTOR DE JUAZEIRO

blogqsp_codevasfeprefeituradebatemercadodoprodutorConsiderado pela CONAB como a 4ª maior central de comercialização de frutas, Legumes e verduras (FLV) do país em volume de negócios, e responsável pelo comércio de grande parte da produção no vale do São Francisco, garantindo assim o bastecimento de diversas regiões dentro e fora do estado, além de ser um importante pólo gerador de emprego e renda, o Mercado do Produtor de Juazeiro está passando por um trabalho de reavaliação e estudos para melhoramento tanto da sua estrutura física como também de seu processo de gestão.

Em busca de novas soluções, uma equipe formada pelo diretor do Mercado, José Alessandro Nunes, a gerente Elayne Cristina Santos e a assessora Zane Ellen Barbosa, esteve reunida com o analista em desenvolvimento regional da superintendência da Codevasf em Juazeiro, o engenheiro agrônomo João Santana Tosta, que já trabalhou no Mercado antes de pertencer ao quadro da companhia.

No encontro, Tosta fez uma apresentação do trabalho que realizou há alguns anos naquele entreposto comercial, e apresentou sugestões para a modernização da entidade. Entre os assuntos discutidos na reunião estavam o da atual estrutura física do centro de comercialização, que devido ao crescimento da produção de hortifrutigranjeiros, está ficando pequena para abrigar a grande quantidade de produtos que são ofertados diáriamente por produtores de diversos municípios da região.

A atual equipe de gestão pretende elaborar um regimento interno, para melhorar a administração e oferecer um serviço de melhor qualidade. A preocupação principal é com questões como movimentação interna de pessoas e veículos, acesso de terceiros e horários adequados para funcionamento. Uma das idéias é a de recadastramento e identificação deste contingente de pessoas, através do uso de cartões de identificação.

Segundo os gestores, também é necessário melhorar a condição estrutural das instalações, oferecendo outras alternativas a permissionários, comerciantes e visitantes. Outro assunto que preocupa a administração do Mercado é o da a geração, recolhimento e destinação dos resíduos sólidos, principalmente orgânicos, que deve ser adequada ao crescimento do mercado.

João Santana Tosta, que na reunião representou o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaôr Grangeon de Siqueira, sugeriu a equipe que fossem realizadas visitas técnicas a outras centrais de abastecimento do país, como a Ceasa Minas, Ceasa de Campinas e CEAGESP em São Paulo e a Ceasa do Rio de Janeiro, todas filiadas a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento – ABRACEN (abracen.org.br), que possui uma representação em Brasília(DF). Segundo João Tosta, “através desse contato, será possível vivenciar outras experiências de sucesso e encontrar soluções mais adequadas para a modernização de nosso mercado de abastecimento. Além disso, colocamos os técnicos da superintendência em Juazeiro a disposição para contribuir com esse desenvolvimento”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *