Pesquisa desenvolvida na Univasf comprova a eficiência do tratamento natural de doença bovina

Uma pesquisa realizada no Mestrado em Ciência Animal da Universidade Federal do Vale do São Francisco comprovou a eficácia do tratamento fitoterápico da mastite bovina, uma inflamação causada por bactérias que pode alterar a qualidade do leite. O estudo, que também constatou que este tipo de tratamento é mais econômico, foi realizado pelo biólogo do Laboratório de Microbiologia e Doenças Infecto-contagiosas dos cursos de Veterinária e Zootecnia da Univasf, Jarbas Freitas Amarante e vai ser apresentado na próxima segunda-feira (31) na sua defesa da dissertação de mestrado, às 14h, na sala 3 do campus Ciências Agrárias.

O trabalho intitulado “Composição química e atividade antimicrobiana do extrato etanólico de própolis frente a isolados de Staphylococcus spp., obtidos de mastite bovina” é o resultado de um ano e seis meses de estudo, orientado pela pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Márcia de F. Ribeiro. O estudo avaliou duas marcas da substância natural extrato de própolis no combate à doença que, segundo o trabalho de Medeiros et.al. (2009), tem uma incidência em torno de 58,4% no estado de Pernanbuco. Os testes realizados em laboratório comprovaram uma eficiência de 90% de uma das marcas do extrato usada na inibição da bactéria que causa a mastite, graças a presença de uma maior quantidade de flavonóides e ácido fenólico, sustâncias ligadas a ação antibacteriana.

Para Jarbas Amarante, o estudo constatou que é possível combater a doença sem gastar muito e de forma natural. “Os produtos químicos usados atualmente para tratar a mastite deixam resíduos no leite que prejudicam a saúde humana, podendo gerar complicações futuras como câncer. Com esta pesquisa, estamos contribuindo com uma alternativa mais saudável e barata para o criador da região”, completou Jarbas.

(Fabíola Moura – Ascom Univasf)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *