Secretaria de Saúde prepara-se para realizar novo Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti

Feito a cada três meses para identificar precocemente áreas vulneráveis para proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prepara-se para realizar entre os dias 7 e 10 de novembro, o 6º Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Após a finalização da pesquisa e com o resultado do trabalho executado pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE), as ações de combate ao mosquito transmissor da doença serão redirecionadas ou intensificadas para controlar a dengue no município.

A Diretora de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho, explicou que desde o início do ano as atividades desenvolvidas em Petrolina foram traçadas para diminuir o índice da doença na cidade. “Desde janeiro estamos trabalhando de forma efetiva para obter resultados positivos e, nesse contexto, o LIRAa é muito importante, pois é onde podemos obter os resultados do que estamos desenvolvendo. A partir do que é determinado na pesquisa, traçamos novas metas para que possamos alcançar resultados, que ajudem a reduzir ainda mais as chances de ocorrer uma epidemia da doença na região”, declarou.
 
O Gerente de Endemias do município, Jailson Araújo, lembrou que para a pesquisa obter êxito, é preciso o apoio da comunidade. “O trabalho dos ACE só pode ser bem executado quando a população recebe bem o profissional e permite que ele realize a sua função, que é a de inspecionar as residências em busca de focos do mosquito e quando estes são encontrados, é feita a erradicação desses criadouros”, afirmou. Segundo Jailson, é também durante o Levantamento que os Agentes aproveitam para realizar o trabalho de conscientização, mostrando à população como evitar a proliferação do mosquito.

Combate à dengue – O último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) aconteceu no mês de setembro, quando a cidade foi divida em oito áreas, denominadas de estratos, e apontou como índice geral de infestação predial 0,7%, considerado pelo Ministério da Saúde de baixo risco para ocorrência da dengue. “A redução dos índices é fruto de uma articulação das Secretarias Municipais do governo Julio Lossio, que vem trabalhando de forma integrada para que juntos possamos reduzir cada vez mais este percentual. A parceria entre as Secretarias de Saúde, Infraestrutura, Educação e Ordem Pública, é um trabalho que vem dando certo e vamos dar continuidade, para que juntos possamos conseguir resultados cada vez mais satisfatórios”, avaliou a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta.

(Taísa Alencar – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *