CAMPANHA DA VACINA CONTRA HPV JÁ PROTEGEU QUASE METADE DAS ADOLESCENTES DE JUAZEIRO

BLOGQSPHPVA Campanha para Introdução da Vacina Papilomavírus Humano (HPV) no Calendário Básico da Secretaria de Saúde de Juazeiro continua.

Até a ultima quarta-feira dia 19, aproximadamente 2,4 mil adolescentes do sexo feminino, uma cobertura de 40,52, foram vacinadas e protegidas do câncer do colo do útero no município.

Na quarta, mais 50 adolescentes do Colégio da Policia Militar, bairro Santo Antônio, receberam a imunização e saíram satisfeitas, após receberem a caderneta de saúde da adolescente. “Às vezes ficamos com medo, pensando que a vacina vai doer, mas temos que garantir um futuro seguro e com saúde. Vou ler todas as dicas que tiver nesta cartilha para ficar bem de saúde”, disse a estudante do Colégio da PM, Ana Beatriz Carvalho, 12 anos.

Para Geovana Evangelista, 12 anos, também estudante da instituição, a vacina vai prevenir doenças, inclusive o câncer do colo do útero. “É bom garantir um futuro saudável”, argumentou. Ontem (18), mais 50 meninas da escola receberam a vacina e nesta quinta, 20, mais 40 adolescentes estão previstas para serem imunizadas.

A mobilização para a 1º dose vem sendo feita pelas Secretarias da Saúde e Educação em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) desde o dia 10 de março e tem como público alvo meninas de 11 a 13 anos. A campanha tem data para ser encerrada dia 10 de abril e esta sendo disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde, que realizam o agendamento juntamente com as escolas.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Antônio, Jaqueline Couto, explicou que a reação da vacina é melhor nesta faixaetária e que a adesão do Colégio Militar foi muita boa. “Até o momento muitas meninas estão recebendo a vacina e isso é muito bom, pois é nesta fase que o organismo possui mais anticorpos e a prevenção é eficaz. A adesão dos pais dos alunos desta escola foi muita tranquila e que todos continuem se conscientizando da importância da vacina, para que muitas adolescentes possam garantir um futuro digno e com mais qualidade de vida. Esta prevenção é igual à de pólio, que hoje não temos mais casos. Quanto mais meninas se vacinarem, melhor”, considerou.

Meta e público da Campanha

A meta é vacinar 80% de 5890 adolescentes do sexo feminino da cidade com a faixaetária de 11 a 13 anos. Em Juazeiro, 1954 meninas têm 11 anos, 1962 adolescentes possuem 12 anos de idade e 1969, 13 anos. O objetivo, além de prevenir o câncer de colo do útero, é reduzir a incidência da mortalidade por esta enfermidade.

Vânia Castro/Assessoria Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *