Pernambuco: um pólo de desenvolvimento consolidado

Por Gonzaga Patriota

O processo de infraestrutura implantado em Pernambuco pelo Governador Eduardo Campos, vem conquistando uma extraordinária expansão econômica no Estado, principalmente com mais mobilidade em regiões antes esquecidas, como a Mata Norte, o Agreste e o Sertão.

Sem desprezar os investimentos da Mata Sul, principalmente no Porto de Suape, onde investiu em quatro anos, alguns bilhões de reais, em importantes parcerias público privadas, instalando ali, além da Refinaria de Petróleo Abreu e Lima, vários estaleiros e dezenas de indústrias, principalmente nos ramos de bebidas e de alimentos, com a geração de milhares de empregos diretos, o governador olhou também para o outro lado dessa região, incentivando a instalação, em Goiana, Mata Norte, da maior montadora de veiculo do Nordeste, a Fiat e, em Vitória de Santo Antão, a fábrica da Sadia.

A duplicação da rodovia que liga o Pólo de Confecções do Agreste Meridional à BR 232 e, consequentemente ao restante do Brasil, foi uma conquista extraordinária para o escoamento dessa importante riqueza de Pernambuco. Do outro lado, no Agreste Setentrional, a instalação de uma das mais importantes fábricas de desenvolvimento da história de qualquer comunidade, que é a Universidade de Medicina, inaugurada recentemente pelo Governador, em Garanhuns.

No sertão, outra importante fábrica de desenvolvimento desse porte, a UPE (com medicina) em Serra Talhada, além de várias Escolas Técnicas Federais espalhadas pela região, antes praticamente abandonada no setor universitário e técnico.

Além dessas importantes fábricas de conhecimento, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal está tocando obras que somam mais de 10 bilhões de reais, que cortam a região sertaneja de Pernambuco. A exemplo do Projeto de interligação do Rio São Francisco – a Transposição – com outras bacias hidrográficas da região Nordeste e a Ferrovia Transnordestina, obras que consolidam esses pólos de desenvolvimento, capazes de manter Pernambuco como um dos Estados que mais crescem no país e, de forma sustentável, deixando no passado, à lembrança de aventureirismo industriais, estimulados por incentivos fiscais da Sudene. Isso significa dizer que, o cenário sócio-econômico de Pernambuco vem mudando a passos longos e, consequentemente, colocando o Estado como o líder da região Nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *