A uva e o vinho do vale são destaques no Jornal ” Estadão”

 

Vale do São Francisco é destaque no Jornal O Estado de São Paulo

 

A reportagem também traça um histórico sobre os projetos de irrigação, mostrando que as primeiras vinícolas  instaladas na década de 1980 na região do Vale do São Francisco, até hoje utilizam as águas do Rio São Francisco, como fonte de prosperidade e riqueza. De acordo com informações do ‘Instituto do Vinho do Vale do São Francisco – Vinhovasf’, atualmente o Vale é responsável por quase 100% da produção de uva de mesa no Brasil, destinada tanto ao mercado interno quanto à exportação.

O Instituto afirma que seis empresas estão instaladas no Vale e produzem cerca de 7 milhões de litros de vinhos finos por ano em uma área de aproximadamente 700 hectares. O Vale é a segunda maior região produtora de vinhos finos do Brasil, representando 15% do mercado nacional, atrás apenas do Rio Grande do Sul, sendo que a atividade vitivinícola emprega direta e indiretamente aproximadamente 30 mil pessoas.

Questionado sobre a projeção que a região alcança hoje no cenário nacional como destino turístico, o Vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio Guimarães, afirmou que a cidade oferece alternativas para o crescimento do setor turístico.

“Nós temos o Aeroporto com o aumento de 32% nos vôos; a Associação de Guias Turísticos e as Operadoras de Viagens que estão com seu receptivo turístico capacitados, a Gastronomia e a inauguração da 1ª fase da Ilha do Vinho; tudo isso impulsiona o crescimento do enoturismo e consequentemente atrai mais turistas para a região”, pontuou o vice-prefeito.

Defensor incansável das potencialidades econômicas do sertão, o Prefeito Júlio Lóssio, explica que o destaque dado pelo jornal é resultado de um conjunto de investimentos em infraestrutura e valorização da cultura local, que tem atraído cada vez mais novos empreendimentos e serviços para a cidade, de diversos setores da economia.

“Um estudo de competitividade, realizado pelo Ministério do Turismo, Fundação Getúlio Vargas e o Sebrae Nacional, demonstrou que o município possui o perfil exigido para se tornar mais um destino indutor brasileiro. Foram detectados diversos pontos favoráveis, entre os quais há destaque por ter sido reconhecida como a maior rede hoteleira da região turística do sertão do São Francisco/Pajeú, contando com 2.115 leitos, distribuídos em 24 hotéis; diversos restaurantes, bares, centros comerciais, hospitais, Universidades e cursos de Turismo em níveis técnico e superior”, destacou o prefeito.

No relato descrito pelos fotojornalistas, registrado no endereço www.blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/vale-do-sao-francisco/, eles revelam ter conhecido também a rotina das Orlas fluviais e a travessia de barquinha entre as cidades vizinhas de Petrolina e Juazeiro (BA).

O Blog Olhar sobre o Mundo é editado pela equipe de fotografia do jornal O Estado de S. Paulo e tem como fontes os repórteres fotográficos do Grupo Estado e de agências internacionais.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *