Representantes de Petrolina participaram da 7ª Conferência Municipal de Saúde

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Conselho Municipal de Saúde (CMS), dos segmentos trabalhador, usuário e gestor do Sistema Único de Saúde (SUS), estiveram reunidos durante esta semana, para participar da 7ª Conferência Estadual de Saúde, realizada na cidade de Olinda, Pernambuco. Durante o evento ainda estiveram presente o ministro da saúde e presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Alexandre Padilha, o Secretário Estadual de Saúde e presidente do Conselho Estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, além de demais representantes da área de saúde. O encontro foi realizado com a proposta de discutir e avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco.

Tendo como eixo central o tema: Todos usam o SUS! O SUS na Seguridade Social – Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro, a conferência foi acompanhada por cerca de duas mil pessoas das 183 cidades do Estado de Pernambuco, que já haviam realizado as Conferências Municipais de Saúde, onde participaram de discussões e deliberações sobre políticas públicas de saúde dos seus municípios, com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços de saúde disponibilizados em cada cidade. Os participantes do encontro ainda realizaram a eleição dos 124 delegados que irão compor a delegação pernambucana que irá participar da 14ª Conferência nacional de Saúde, que será realizada no mês de novembro, em Brasília.

Durante a conferência, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu a criação, ampliação e funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Para Padilha, nos locais que contam com apoio das UPAS houve uma significativa melhora no atendimento, como na rede de alta complexidade. Para a Secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta, o momento serve para avaliar e propor melhores condições para o segmento saúde. “Na gestão do prefeito Julio Lossio, estamos procurando viabilizar melhorias para a saúde pública de Petrolina e esse é o momento onde podemos mostrar o que pode ser feito para otimizar o setor e trabalhar com a atenção integral a saúde, principalmente no que diz respeito a Atenção Básica a Saúde, que estamos potencializando através da Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família.”

(Taísa Alencar – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *