EQUIPE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA AMMA ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE PROCESSO DE ARBORIZAÇÃO

blogqsp.arvoreVocê certamente já deve ter ouvido falar que o meio ambiente é responsabilidade de todos. E a frase realmente tem sentido.

Mas para que as ações voltadas à natureza e ao desenvolvimento sustentável tenham êxito, é importante que o cidadão tenha acesso a várias informações.

É justamente esse papel que cabe à equipe de Educação Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Cotidianamente, esses técnicos auxiliam à população desde quando o assunto é o plantio de uma árvore até à sua substituição no meio ambiente.

“Temos a missão de orientar o plantio adequado, por exemplo. É importante que as pessoas saibam quais são as espécies mais adequadas para a nossa região, estejam atentas para o espaço que vai ser destinado à planta, saibam como deve ser feito o processo de plantio, adubação, conservação. Tudo isso representa tempo e também investimento.

Por isso, sempre que somos acionados fazemos questão de repassar toda a orientação necessária”, frisa o educador ambiental da AMMA, Vitório Rodrigues. “O objetivo principal é fazer com que o processo de arborização seja efetuado e que problemas que vimos constantemente sejam evitados, como calçadas quebradas, plantas que invadem residências, tubulações, plantas que não resistem ao tempo, dentre outros”, acrescenta

O ambientalista destaca que espécies nativas são as mais indicadas para o processo de arborização do município, a exemplo de caraibeiras, ipês, angico, aroeira, mulungu, apenas para citar algumas. “Quando são as espécies exóticas, orientamos que sejam espécies que comprovadamente já se deram bem em nossa região. Sugerimos, por exemplo, acácias amarelas, chuva-de-ouro, sombreiro, oitis etc. Mas o importante mesmo é que as pessoas se conscientizem que é um processo demorado, requer muitos cuidados e dedicação. Mas quando dá certo tem um saldo positivo, de valor incalculável para o meio ambiente”, explica Rodrigues.

Processo inverso- Da mesma maneira que o plantio deve ser orientado, assim também deve acontecer com a retirada de uma árvore. Por vários motivos, pessoas solicitam a retirada de plantas de suas áreas de moradia ou trabalho. “Quando chega uma solicitação desse tipo para a AMMA, nós vamos até o local para verificarmos a situação e emitirmos um laudo. Se de fato a planta tiver que ser retirada, a pessoa tem que fazer ou uma substituição ou doar o dobro em mudas para a AMMA, para que outros cidadãos possam adotar. Recomendamos também, que as pessoas não eliminem plantas que estejam localizadas em calçadas, praças, canteiros de avenidas ou qualquer outro espaço público, pois isso poderá implicar em multa que varia de R$ 100 a R$ 1 mil por planta eliminada ou mutilada, previsto na Lei Federal nº 9.605/98, regulamentada pelo Decreto Federal nº 6.514/08”, explica Vitório Rodrigues.

“É importante que a população fique atenta a essas dicas porque, desta forma, teremos um avanço no processo correto de arborização. Estar atento a essas orientações é ter a certeza de que se está auxiliando o meio ambiente, e consequentemente, a qualidade de vida da população”, pontua o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

Quem tiver qualquer dúvida sobre o plantio de árvores, pode acionar a equipe de Educação Ambiental da AMMA, na Rua Tobias Barreto, 279, térreo, centro de Petrolina. O telefone para contato é o 87 3866 2779.

Assessoria de Comunicação AMMA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *