GUILHERME COELHO PARTICIPA DE COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS DO PLANO REAL

blogqspsenadoO Congresso Nacional promoveu na manhã de ontem (25) uma sessão solene para comemorar os 20 anos do Plano Real. Ao lado de deputados, senadores, e de grandes nomes da política nacional, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, participou do evento, que lotou o Plenário do Senado.

A solenidade foi proposta pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato a presidente da República pela legenda nas eleições deste ano.

Lançado em fevereiro de 1994, durante o governo Itamar Franco, o plano ficou conhecido pelo combate à inflação, que atingiu 2.490,99% naquele ano. Adotando medidas como o controle dos gastos públicos, a desindexação da economia e o aumento das taxas de juros, o Plano Real derrubou a inflação para 8,64%, em 1999, em menos de seis anos de funcionamento.

Este conjunto de ações, que culminou com o lançamento de uma nova moeda, o Real, em julho de 1994, foi idealizado e executado pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, à época ministro da Fazenda, com contribuições de economistas como Pedro Malan, Gustavo Franco, Pérsio Arida, Clóvis Carvalho e André Lara Rezende.

Ontem, durante a sessão solene, FHC disse que o Brasil precisa, no momento, de novos rumos e do “entusiasmo” das novas gerações.

Muito satisfeito com a celebração, o vice-prefeito Guilherme Coelho destaca que o Plano Real foi uma das principais conquistas da sociedade brasileira nos últimos anos.

“Não foi fácil implantar o Plano Real, as críticas eram imensas. Mas, nessas duas décadas, testemunhamos uma maior abertura política e de mercado. Conseguimos estabilizar a economia e possibilitar uma inclusão social jamais vista na história do país. Graças a políticos visionários como FHC, que enxergam o futuro, hoje podemos comemorar os ganhos de um país economicamente mais seguro e estável”, defende o vice-prefeito.

Texto: Ricardo Alves- Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *