SECRETÁRIOS DE ESCOLAS DE PETROLINA PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE CENSO ESCOLAR

blogqsppalestraO censo Escolar 2014 é uma exigência do Ministério da Educação – MEC junto às secretarias de educação que precisam apresentar um panorama da estrutura física e funcional da Rede pública de Ensino.

Na formação, os secretários de escolas tiram dúvidas sobre como preencher o cadastro padronizado num sistema online relativo à pesquisa.

Após a disponibilização no sistema, os dados são avaliados pelos coordenadores da SEDUC e só depois são enviados para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, coordenador geral do censo. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira aconteceu em maio de (2013) e a segunda está sendo concluída em fevereiro de 2014.

Na primeira etapa são coletados os dados cadastrais da escola e matrículas iniciais. A partir dos dados, é possível identificar com maior precisão, informações sobre o número de professores, de alunos, estrutura de cada escola (número de salas de aula, banheiros), oferta de merenda escolar, percentuais de matrículas, transporte escolar e número de alunos especiais, entre outras). A segunda etapa é denominada de Situação do Aluno – Movimento e Rendimento ( os resultados sobre aprovação e reprovação em 2013).

Ao todo, são realizadas oito formações , divididas entre as Unidades Conveniadas: Nova Semente e escolas da rede municipal na sede e interior . A SEDUC também é responsável pela pesquisa na educação infantil nas escolas da rede privada. De acordo com a Coordenadora do Censo Escolar na SEDUC, Luciana Barros, o censo é essencial para a aquisição de recursos para o município, pois serve de parâmetro para a liberação de verbas pelo MEC, e de base para os cálculos do IDEB”, explica. Em Petrolina, 180 secretários de unidades escolares, estão participando das formações para a finalização do censo escolar 2013.

Setor de Educomunicação – SEDUC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *