NOVO CHEFE DA EMBRAPA SEMIÁRIDO TOMA POSSE NESTA SEXTA-FEIRA

blogqspembrapapedro
Pedro Gama – Novo chefe da Embrapa Semiárido

Nesta sexta-feira, dia 14, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) dará posse ao novo chefe-geral da Embrapa Semiárido, Pedro Carlos Gama da Silva.

A solenidade será presidida pelo presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, e vai acontecer na sede da Embrapa Semiárido, na BR 428, Km 152, a 40 quilômetros do centro da cidade de Petrolina-PE.

Quem é o novo chefe da Embrapa semiárido ?

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1978), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa foi Chefe Adjunto de Desenvolvimento, Chefe Adjunto de Comunicação e Negócios e Chefe Geral da Embrapa Semiárido, Membro do Comitê Gestor de Programação – CGP da Embrapa. Atualmente exerce o cargo de pesquisador e membro do Comitê Gestor do Portfólio de Projetos em Sistemas de Produção de Base Ecológica da Embrapa.

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de produção, agricultura familiar, cadeias agroalimetares, desenvolvimento rural, desenvolvimento regional e territorial. É membro dos seguintes grupos de pesquisa: Globalização e Agricultura, Mudanças Climáticas e o Semiárido, Laboratório de Observação Permanente Sobre as Transformações do Mundo Rural do Nordeste. (Texto informado pelo autor)

Formação acadêmica/titulação

1998 – 2001
Doutorado em Ciência Econômica (Conceito CAPES 5).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Articulação dos interesses públicos e privados no pólo Petrolina-PE/Juazeiro-BA: em busca de espaço no mercado globalizado de frutas frescas, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: José Francisco Graziano da Silva.
Bolsista do(a): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Palavras-chave: Desenvolvimento Econômico; Sistema agroalimentar.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economias Agrária e dos Recursos Naturais / Especialidade: Economia Agrária.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana / Especialidade: Economia Regional.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economias Agrária e dos Recursos Naturais / Especialidade: Economia dos Recursos Naturais.
Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Agricultura, Pecuária, Silvicultura e Exploração Florestal.
1992 – 1994
Mestrado em Economia Rural [C. Grande].
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Um sistema de financiamento das atividades rurais adaptadas a pequena produção da região de Massaroca, Juazeiro/BA,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Robério Ferreira dos Santos.
Bolsista do(a): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Palavras-chave: Agronomia; Planejamento agrícola; Desenvolvimento Rural; Economia Rural; Desenvolvimento Econômico; Socioeconomia.
1978 – 1979
Especialização em Planejamento Agrícola Regional.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1975 – 1978
Graduação em Agronomia.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Fernanda Muniz Bez Birolo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *