SEDIS REALIZA AÇÕES PARA COMBATER O TRABALHO INFANTIL E A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE NO CARNAVAL

blogqspcarnavalO Carnaval é uma época de alegria e diversão nas ruas, mas muitas vezes significa também um aumento da exposição e vulnerabilidade de crianças e adolescentes a situações de violência.  Este ano, a Rede Municipal de Proteção Social, composta pela Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), os Conselhos Tutelar, da Criança e Adolescente (CMDCA) e o da Juventude iniciaram ações preventivas para combater o trabalho infantil, a exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes, no período que antecede e também durante o carnaval de Juazeiro, que será realizado de 07 a 16 de fevereiro.

O trabalho de conscientização e prevenção começou nesta quarta-feira (05), com a realização da palestra “Erradicação do Trabalho Infantil no Carnaval”, ministrada pela assistente social, Deise Souza, da Frente Parlamentar da Assistência Social da Assembleia Legislativa da Bahia, que tem como presidente o Deputado Estadual Yulo Oiticica (PT).

“Durante o debate pude perceber como a equipe da SEDIS está organizada e empenhada para cuidar das crianças e adolescentes no carnaval este ano. Parabenizo a secretária Célia Regina por todas estas ações que foram planejadas juntamente com toda a Rede de Proteção Social”, ressaltou a palestrante.

No período da tarde, a equipe da SEDIS de Proteção Especial realizou uma blitz no semáforo da Rua 28 de Setembro, onde distribuiu panfletos da campanha “Atitude é o Presente que Toda Criança Merece” e orientou aos motoristas e pedestres sobre os cuidados necessários com crianças e adolescentes, principalmente durante este período de carnaval.

“Nosso objetivo é prevenir e conscientizar os foliões, por isso este ano, a SEDIS em parceria com os Conselhos realizou um planejamento, onde foram definidas diversas ações para o carnaval. Vamos instalar o Observatório Social, um espaço estruturado, onde a equipe da Rede de Proteção receberá as crianças e adolescentes que forem encontradas em situações de risco no circuito. As equipes volantes estarão nas ruas, orientando os pais, identificando e encaminhando para este espaço, crianças perdidas ou que tiverem sofrendo algum tipo de violência”, explicou a secretária da SEDIS, Célia Regina Carvalho.

Além deste trabalho de proteção a criança e adolescente, a SEDIS, este ano, terá o Camarote da Inclusão, onde pessoas com deficiência e mobilidade reduzida poderão brincar o carnaval com mais proteção. Os interessados devem procurar a SEDIS para garantir o seu convite, as vagas são limitadas. Outra novidade é o cadastramento dos catadores de latinhas que irão trabalhar no circuito do carnaval uniformizado. Os catadores devem procurar a SEDIS nesta quinta e sexta-feira (07), das 9h às 17h30 para fazer o seu cadastro.

Por Emanuelle Lustosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *