PROJETO DO CENTRO DE ABASTECIMENTO DE JACOBINA DEVE FICAR PRONTO ATÉ O PRÓXIMO DIA 10

blogqspamauriO deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) se reuniu nesta semana com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz para retomar as pautas do último ano.

Entre os assuntos tratados estão a construção do Mercado Produtor de Jacobina que, de acordo com informações da Codevasf, aguarda apenas a elaboração do projeto executivo por parte da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) para assinatura do convênio. A expectativa é que até o próximo dia 10 o projeto esteja concluído. A construção do mercado faz parte de um projeto maior, chamado de Corredor da Fruta.

De acordo com o parlamentar o projeto irá integrar a região produtora da Caatinga do Moura e o Vale do Taquarendi a um programa chamado Corredor da Fruta. “Disponibilizamos uma emenda de 1,8 milhão de reais para construir um centro de comercialização da produção, e o Governo Federal irá disponibilizar 2 milhões de reais, para que possamos dinamizar essas duas regiões”, informou ele

A proposta é de convênio e aquisição de: equipamentos para 06 (seis) Unidades Simplificadas de Beneficiamento de Frutas – USBF; equipamentos para 01 (uma) Unidade Polivalente de Beneficiamento de Frutas – UPBF; 07 (sete) veículos utilitários pick-up furgão; 02 (dois) veículos utilitários camionete de suporte técnico/operacional; 01 (um) caminhão de distribuição de mudas; 01 (um) caminhão de carga seca de transporte de frutas; 01 (um) viveiro protegido de produção de mudas em tubetes; 01 (um) viveiro de produção de mudas de abacaxi e banana.

O projeto envolve desde a produção, beneficiamento e comercialização de produtos, além da capacitação dos moradores da região “O Governo da Bahia irá custear a produção das mudas dos dois viveiros, a manutenção e combustível do veículo e a construção das unidades de beneficiamento de frutas e também da unidade polivalente. Além disso, será garantida assistência técnica por 2 anos a 300 famílias beneficiadas”, informou Teixeira.

“Essa é uma ação importante, que vai potencializar uma região que já é, por natureza, produtiva. Mas nós queremos qualificar a produção, para que tenha selo de origem, selo de comercialização, potencializar, principalmente, a comercialização, melhorar a embalagem dos produtos, agregando valor. Eu quero aqui agradecer ao Ministério da Integração, à Secretaria da Agricultura da Bahia e à Secretaria de Desenvolvimento Urbano por nós estarmos concretizando esse projeto na região”, agradeceu o parlamentar.

Amauri tratou também sobre a revitalização de cinco barragens na região de Jacobina; a necessidade de cisternas para a comunidade de São Tomé em Campo Formoso; O Esgotamento sanitário de Umburanas e Ourolândia, que, de acordo com Elmo, será executado ainda este ano. Será também assinada a ordem de serviço para a revitalização do barragem de Caatinga do Moura;

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *