UNIVASF E CANAL FUTURA DISCUTEM PARCERIA PARA PROJETOS EDUCACIONAIS E DE CONTEÚDO JORNALÍSTICO

blogqspunivasfEstabelecer uma parceria entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Canal Futura visando à realização de vários projetos, entre os quais a troca de conteúdo jornalístico.

Este foi o objetivo da reunião do reitor Julianeli Tolentino de Lima com o jornalista Henrique Fonseca, integrante do setor de Relacionamento com as Universidades, do Futura.

O encontro aconteceu na tarde de ontem (4), no Gabinete da Reitoria, com a presença do vice-reitor Telio Nobre Leite; do chefe de Gabinete Marcelo Ribeiro; do Pró-Reitor de Ensino, Leonardo Sampaio, e da equipe da TV Caatinga, formada pela jornalista Fabíola Moura e pelo coordenador técnico Jaldo Lopes.

“O Canal Futura deseja ter a Univasf como uma parceira. Queremos mostrar as pesquisas e os projetos de extensão que a universidade faz e que podem servir de exemplo para outras instituições. Também queremos levar o sotaque nordestino para o Futura e mostrar o Vale do São Francisco para todo o país”, disse Fonseca. Caso a parceria venha a se concretizar, o Canal Futura irá exibir em sua grade de programação notícias e programas produzidos pela TV Caatinga.

Há ainda a possibilidade de realização de outros projetos voltados para a formação de educadores, produção de conteúdo pedagógico e mobilização comunitária, áreas nas quais o Futura também atua. Segundo Fonseca, o Canal Futura já soma 30 universidades parceiras e sua programação alcança um público de cerca de 80 milhões de pessoas, segundo dados de uma pesquisa Datafolha, de 2011. A pesquisa indicou que sete milhões dos expectadores do canal são crianças. “E a maior parte da audiência infanto-juvenil do Futura está no Nordeste”, frisou.

O reitor Julianeli Tolentino ressaltou algumas características marcantes da Univasf, entre as quais o fato de a instituição ter seis campi em diferentes cidades de três estados nordestinos. “Nosso projeto é romper barreiras e preparar a universidade para estabelecer uma conexão com a comunidade. E a televisão é uma das ferramentas para atingirmos esse objetivo”, afirmou.

Ao final do encontro, Fonseca entregou ao reitor o Anuário de Programação 2012 do Futura. E Julianeli Tolentino presenteou Fonseca com um exemplar do livro vencedor do prêmio Jabuti 2013, na categoria Ciências Naturais: “Flora das Caatingas do Rio São Francisco: História Natural e Conservação”, do professor da Univasf José Alves de Siqueira Filho.

Renata Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *