PREFEITURA FACILITA ACESSO AO “PROGRAMA DE VENDAS EM BALCÃO”
A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Agricultura e Meio ambiente, informa aos criadores do município que está realizando a emissão de notas fiscais e boletos do “Programa de Vendas em Balcão”, que oferece milho a preço subsidiado a pequenos criadores rurais e agroindustrias de pequeno porte. Este serviço era feito através da Conab e EBDA. Com o objetivo de agilizar o atendimento aos criadores a Secretaria está disponibilizando essa operação de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) enviará, até fevereiro, 31 mil toneladas de milho para as regiões atendidas pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O milho, armazenado em Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, abastecerá armazéns e pólos de distribuição do Programa de Vendas em Balcão nas regiões afetadas pela seca.
Graças às operações de Venda em Balcão para o milho, realizadas para atender às necessidades dos produtores da área da seca, até novembro de 2013 foram vendidas mais de 590 mil toneladas do produto, a preços subsidiados, para cerca de 200 mil criadores. O milho tem sido a mais importante fonte suplementar de alimento para os animais da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, afetados pela maior seca dos últimos 50 anos
Somente no segundo semestre de 2013 foram disponibilizados em Sobradinho mais de 120 mil quilos de milho para os criadores. Em Janeiro deste ano já foram mais de 8.600 quilos. Além de descentralizar o serviço de emissão de notas fiscais e boletos, a prefeitura tem investido na logística e garantido o estoque e a entrega em Sobradinho, evitando assim que os criadores da região paguem pelo frete do produto.
O pequeno criador do distrito de Barra, Alexandre Pereira, diz que esta ação da Secretaria de Agricultura facilitou a vida dos criadores. “Antes o milho vinha a granel e agora vem embalado. Nos livramos do valor do frete e, com essa força da Prefeitura, o milho chega mais rápido aos nossos animais tão castigados com a seca”.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio ambiente, Cícero Alves o município entra com essa contrapartida para facilitar o acesso ao Programa de Vendas em Balcão aos criadores de Sobradinho.