Projeto Surubim comemora os 510 anos do São Francisco

A Ilha do Fogo que há pouco tempo estava abdicada começou a ter valia após os cuidados do Exército Brasileiro. Na manhã de ontem (04) o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, “a Casa do Combatente de Caatinga”, em parceira com as prefeituras de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, lançou na Base Fluvial da Ilha do Fogo, o Projeto Surubim.
Um programa sócio-ambiental que tem o objetivo de incentivar a conservação, preservação e revitalização do rio São Francisco, possibilitando a reeducação ambiental de crianças, jovens e adultos e repovoando a rio com espécies nativas de peixes. O Projeto Surubim, explicou o comandante do 72º BITMz, Helveltius Marques, tem a mesma concepção do Projeto Tamar.
O Projeto Surubim tem o intuito de também envolver toda a sociedade ribeirinha desenvolvendo ações sócio-educativas voltadas para a conservação do rio, e ainda de integrar as diversas instituições, públicas ou particulares, com o objetivo de dinamizar atividades que venham a aumentar a conscientização ambiental, tornando-se difusor de procedimentos e reflexões acerca das características do bioma caatinga em sua expressão fluvial. “O espaço poderá ser visitado e servirá como fonte de pesquisa para estudantes da região e localidades circunvizinhas”, informou. O local será de visitação pública das 7h às 17h diariamente.
Na solenidade de lançamento do Projeto Surubim marcaram presença autoridades políticas, civis, militares e militantes ecológicos da região. O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho argumentou que se faz necessário a mobilização da sociedade e ribeirinhos. “Muitas vezes prejudicamos o rio por falta de conhecimento. De fato a gente precisa ter o devido cuidado e estamos discutindo de forma macro, ações que possamos preservar o rio e a natureza”, salientou em seu discurso. Lossio, o prefeito de Petrolina, foi mais adiante ao informar que os dois líderes do executivo [ele e Isaac] já estão discutindo programas e projetos de integração das duas cidades, e entre algumas ações, o Exército é o mentor, “como o Projeto Surubim que é desenvolvido na Ilha do Fogo, local que pertence ao povo de Juazeiro e Petrolina”, disse Lossio.
Depois do entoado do coral de meninos e meninas do Programa Nova Semente de Petrolina, que também integram a partir de agora o Projeto Surubim, alevinos de surubim foram despejados no rio simbolizando o Projeto.


Por Mônia Ramos



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *