Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses críticos de reserva de sangue, de acordo com o bioquímico do Hemoba de Juazeiro, Ciro Valonni. Apesar de ser a época em que mais se precisa, é também o período em que as doações caem pela metade.
Ele explicou que em um mês o Hemoba de Juazeiro normalmente colhe uma média de 550 bolsas por mês, porém, nesse mês de janeiro o número caiu para 240.
Essa não é uma realidade só de Juazeiro, e sim de todos os bancos de sangue de todo o estado da Bahia. “Todo mundo com estoque muito baixo, a gente fica sempre cobrando dos doadores e a própria família para que venham fazer as doações de reposição. A gente vive de doação, se o doador não comparecer, a gente não tem como atender os pacientes que necessitam de sangue”, disse Valonni.
Ciro destacou que o sangue O+ é o sangue mais comum entre os doadores, mas também o mais procurado. “No momento a gente está com o estoque zerado e tem vários pacientes precisando do sangue”, explicou.

Com o carnaval se aproximando, existe uma demanda maior de sangue, e, para normalizar o estoque o Hemoba/Juazeiro está organizando uma campanha uma semana antes dos festejos. “Além de salvar vidas que é o benefício principal, o doador ainda possui benefícios para a sua própria saúde. Quando a pessoa está doando as células estão sendo renovadas”, frisou.
A Hemoba funciona na rua atrás do Hospital Regional de Juazeiro, quem quiser comparecer para doar sangue, o funcionamento é de segunda e sexta-feira, de 8h às 12 e de 14h às 17h. “Estamos precisando muito da força dos doadores nesse momento crítico de estoque de sangue, principalmente agora que se aproxima do carnaval e é uma época que geralmente a gente necessita de muito sangue, então pedimos a todos os voluntários, doadores de reposição que compareçam e estaremos esperando de braços abertos”, convidou.
Requisitos básico
•Estar em boas condições de saúde
•Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
•Pesar no mínimo 50kg.
•Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
•Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos
•Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
•Gravidez ou Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
•Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
•Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
•Hepatite após os 10 anos de idade.
•Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
•Uso de drogas ilícitas injetáveis.
Doação de medula óssea:
Além da recolher o sangue, o Hemoba de Juazeiro também faz a coleta de medula óssea, popularmente conhecida como tutano. O transplante é necessário quando surgem doenças do sangue, como Anemia Aplástica Grave, alguns tipos de leucemia, linfomas e mielomas.
Por Clêilma Souza
