Direto de Petrolandia


Disputa interna entre índios Pankararu deixa famílias desabrigadas

Índios da tribo Pankararu, que vivem em uma reserva do município de Petrolândia, no Sertão do Estado, foram expulsos de uma área indígena e estão morando em barracas. Uma confusão entre os próprios índios resultou em um acampamento de mais de 50 famílias na beira da estrada.

A divergência teria acontecido pela disputa de uma localidade conhecida como Entre Serra. Durante a expulsão, o feijão e o milho produzido pelas famílias foram jogados às margens da PE-365. Vários índios amontoados estão dividindo o chão de barracas de lona.

Lafaete José da Silva (foto 4), um dos índios expulso, afirma que também é parte integrante da tribo. “São todos Pankararus, tanto os que estão aqui, quanto os que estão lá. A terra é de toda a comunidade”, afirma.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que já esta sabendo da situação e levou o caso para o Ministério Público de Serra Talhada. Uma ação, visando o fim do conflito, está em andamento e uma reunião para o acordo está prevista para os próximos dias.

Da Redação do pe360graus.com


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *