Começou nesta quinta-feira, 29/09, mais uma etapa territorial da Conferência Estadual de Juventude. Jovens de oito territórios de identidade do estado se reúnem até domingo para discutir políticas públicas para a juventude. Os encontros de hoje, em Eunápolis, território do Extremo Sul e Ilhéus, Litoral Sul, contaram com a participação de lideranças dessas localidades e representantes do Governo do estado.
A idéia é aprofundar as discussões sobre o Plano Estadual de Juventude e apontar as prioridades de cada localidade. “Estamos buscando o fortalecimento das políticas estadual e federal e debatendo o desenvolvimento do país através da garantia dos direitos da juventude”, informou Vladimir Costa Pinheiro, coordenador de Políticas para a Juventude da SERIN. Ele acompanha as reuniões de Ilhéus, Valença, Amargosa e Cruz das Almas.
O Plano Estadual de Juventude foi convertido no Projeto de Lei 18.532/2010, que está em tramitação na Assembléia Legislativa. As etapas territoriais estão discutindo a implementação das diretrizes e prioridades, definidas no documento, em cada um dos Territórios de Identidade. Nos dias 28,29 e 30 de outubro acontece em Salvador a 2º Conferência Estadual de Juventude. Na ocasião, os jovens baianos terão um espaço aberto para dialogar, debater e ajudar o governo estadual e federal na elaboração de políticas públicas. No mês de dezembro, em Brasília, acontecerá a Conferência Nacional de Juventude.
Amanhã (30/09) as conferências acontecem nos territórios de Itapetinga, em Itapetinga e Baixo Sul, em Valença. No sábado é a vez de Vitória da Conquista, na cidade de Vitória da Conquista e do Vale do Jiquiriça, em Amargosa, e no domingo, Médio Rio de Contas, em Jequié, e do Recôncavo, em Cruz das Almas. O Secretário de Relações Institucionais (SERIN), Paulo César Lisboa, participará dos debates nas cidades de Itapetinga, Vitória da Conquista e Jequié. As conferências vão ocorrer em todos os 26 territórios de identidade do estado. (Paulo Renan – Serin/BA)