Primavera chegou ao vale com o início da florada dos ipês


Apesar das esperadas chuvas da primavera na capital, nas demais regiões do Estado, o volume de chuvas não deve ultrapassar 200mm prevê o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá). Em Juazeiro e Petrolina o céu amanheceu nublado, mas às 06h05 predominou o sol, com a presença, em alguns lugares, dos ipês em começo de floração, no período que compreende a primavera, estação das flores. 
Estudos do Ingá também apontam que nessa estação inicia-se o período de seca na região do semiárido, onde os volumes acumulados de precipitação variam entre 25mm (no extremo norte) e 200mm (centro-sul e oeste da Bahia), por conta da redução no volume das chuvas, principalmente, na faixa centro-norte do Nordeste brasileiro, compreendendo grande parte dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e norte da Bahia…


A principal característica dessa estação é florescimento da fauna e o fim do clima seco e frio do inverno. A primavera prossegue até o dia 22 de dezembro. A estação é reconhecida por suas temperaturas mais altas e as chuvas do verão. Durante seu primeiro mês, ainda são comuns alguns episódios de frente frias e quedas de temperatura. Entre setembro e outubro as noites e madrugadas ainda apresentam significativo resfriamento, mas durante o dia os períodos de sol ajudam a elevar bastante as temperaturas. A partir do final de outubro, começam as famosas pancadas de final de tarde.


Por Mônia Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *