GOVERNO DO ESTADO AMPLIA AÇÕES DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS EM 2013

BLOGQSP.justiça-e-cidadania-150x150_bigthumb418Palestras, cursos, atividades educativas, rodas de diálogo, mutirão de cidadania, exposições fizeram parte das Semanas de Direitos Humanos que promoveram uma reflexão sobre o respeito aos direitos de cada cidadão.

Um total de 133 cidades pernambucanas participaram, este ano, das Semanas de Direitos Humanos. Durante sete dias, os municípios receberam um mutirão de serviços e ações de cidadania, com palestras, debates, atividades educativas, rodas de diálogo, emissão de documentação, seminários e exposições. 36.876 pessoas foram contempladas.

Os encontros deram maior visibilidade ao trabalho na área de Direitos Humanos em Pernambuco, promovendo a sensibilização das redes parceiras e da sociedade civil sobre a importância da preservação da cidadania através do combate às violações.

A iniciativa é da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Segundo o secretário executivo, Paulo Morares, a população participou de um grande mutirão de cidadania, com emissão gratuita de documentação, oficinas de direitos humanos com estudantes de escolas públicas, exposições e apresentações teatrais. O tema foi trabalhado através de diferentes expressões.

Ainda de acordo com Paulo Moraes, que se fez presente em todas as semanas nas quais realizou reuniões com prefeitos e câmaras de vereadores e com a sociedade civil, ouvindo demandas e articulando outras ações de governo, as Semanas de Direitos Humanos/2013 ampliaram o atendimento para comunidades mais distantes, como aldeias indígenas, Quilombolas e assentamentos. “As ações priorizam a interiorização, buscando transformar as relações sociais em torno dos direitos humanos e elevando os níveis de respeito a esses direitos, difundindo-os junto à população”. Acrescenta.

As Semanas de Direitos Humanos, em sua terceira edição, ofereceram 475 ações nas 12 Regiões de Desenvolvimento do estado. Muitas dessas ações foram voltadas aos servidores municipais das áreas de saúde, assistência social e educação capacitados em temas como direitos humanos LGBTs, dos Idosos, de Crianças e Adolescentes, dentre outros.

As semanas também foram momento de reforço nas áreas de segurança pública, com formações voltadas para policiais civis e militares para acionamento de programas de proteção e no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, bem como no tema da educação no campo.

Durante o evento, várias cidades receberam a exposição “Anistia e Democracia: para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”, que realizou um resgate da história de luta no Regime Militar Brasileiro, e destacou a importância da preservação dos direitos.

Na conclusão dos trabalhos em cada região foi realizado o Seminário Regional: Pernambuco pelos Direitos Humanos, com a participação da sociedade civil.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *