A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) recebeu na manhã desta segunda-feira (16) a visita de alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE) – campus Quixadá, responsáveis pela elaboração do projeto de extensão – Edital PROEXT 2013, que visa capacitar produtores de caprinos e ovinos daquela localidade.
O projeto traz como titulo “Inclusão, Integração e Profissionalização do Agricultor Familiar no APL de Ovinocultura no Sertão Central do Ceará”.
De acordo com o professor e coordenador do curso técnico de agronegócio do IFCE, Lucas Rebouças, o projeto tem como objetivo integrar os produtores da cadeia caprina e ovina da cidade de Quixadá – CE, agregando experiências de outras regiões. “Nós pesquisamos o setor de ovinos e caprinos, e buscamos as áreas (cidades) de ponta que desenvolvem essa atividade, e percebemos que Juazeiro é um pólo neste setor e o maior arranjo local de caprinos e ovinos do Brasil. Em termos de referência, Juazeiro já é uma grande escola para a gente”, declarou.
A visita à região objetiva conhecer a dinâmica competitiva e coletar dentro dos assuntos abordados, as melhores e mais indicadas práticas do Vale do São Francisco para ser apresentado aos produtores que participam do projeto. “Nós somos colaboradores do projeto, atuamos como alunos bolsistas e iremos ministrar as aulas. O projeto visa capacitar, profissionalizar e incluir os produtores de caprinos e ovinos do Arranjo Produtivo Local (APL) da nossa cidade”, explicou Mariane Fernandes Costa Vieira, estudante do curso de tecnologia e agronegócio do IFCE.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro, Jorge Cerqueira falou sobre as ações realizadas pelo governo e destacou as experiências de sucesso em nossa região. “Desde 2009 a prefeitura através da secretaria vem realizando as feiras de caprinos e ovinos nos distritos de Massaroca e Pinhões, sendo que esse ano o evento se estendeu também ao distrito de Itamotinga. As feiras crescem e se firmam a cada ano. Além disso, a prefeitura é realizadora da Expovale e parceira nas exposições de animais que acontecem em comunidades da zona rural da nossa cidade”, resumiu.
Após a recepção realizada na SEAPA o grupo acompanhado de técnicos da secretaria seguiu em visita aos frigoríficos LANN e ABATAL, as fazendas Tuti Fruti, Agro Curaçá e Ico. Amanhã o itinerário contará com a visita ao projeto Salitre, a Capril JL, ao sitio Acauá e será finalizado com a apresentação do projeto Bioma Caatinga na agência do Sebrae em Juazeiro.
Lene Radina – Assessoria de Comunicação