EPIDEMIA DE AIDS AVANÇA ENTRE POPULAÇÃO JOVEM

blogqspaidscamiAs taxas do Boletim Epidemiológico divulgadas este mês de dezembro, mostram que problemas conhecidos de aids no País seguem sem solução. A epidemia avança entre a população jovem, sobretudo entre o grupo masculino gay. As taxas de mortalidade permanecem inalteradas e a transmissão vertical, embora evitável, continua presente.

No ano passado, 63 casos foram registrados entre menores de um ano. Dentro desse quadro, surge uma nova preocupação: “Há uma tendência de aumento de casos”, afirma o pesquisador da Universidade de São Paulo Alexandre Grangeiro. O boletim mostra que, em 2011, foram registrados no País 40.535 casos de aids. Uma marca que até então nunca havia sido alcançada. Em 2012, os números são um pouco menores: 39.185. Esse indicador, no entanto, pode mudar.

Em razão do atraso nas notificações, ao longo do ano, ajustes geralmente são realizados. Considerando os números apontados em 2012, o País registra um aumento geral de casos de 12%, em relação a 2005, quando 34.828 pacientes com a doença foram contabilizados. “Esse é um número que reflete infecções que ocorreram há 10 anos”, justifica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Ao falar sobre 2012.

Grangeiro, no entanto, avalia que o País vive um momento delicado. “Essa tendência de aumento do número de casos, a resistência na queda da mortalidade ocorre quando uma série de técnicas para prevenção, tratamento, já são colocadas em prática.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *