UNEB DISCUTE PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DURANTE COMEMORAÇÃO DOS 15 ANOS DO CURSO DE DIREITO

blogqsp.unebNa Semana Comemorativa dos 15 anos do Curso de Direito do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, estudantes, egressos e professores discutiram sobre a experiência e perspectivas profissionais na área jurídica.

A mesa-redonda que aconteceu no auditório da Universidade, contou com a participação de advogados e procuradores que foram alunos da primeira turma do curso de Direito, além da presença do Diretor do DTCS, Ruy Rocha, da coordenadora do curso, Maryângela de Aquino, e do professor Júlio Torres.

Durante as exposições, os egressos destacaram as diversas dificuldades que enfrentaram como alunos da turma inicial e relataram como o empenho dos docentes foi importante para consolidar a graduação. A procuradora Emília Damasceno, ex-aluna do curso, ressaltou que apesar dos obstáculos, a experiência contribuiu para que ela e os seus colegas se tornassem profissionais das diversas áreas do Direito.

“Há a preocupação de desenvolver algo que vai além da técnica e isso faz a diferença, permitindo a união entre alunos e professores, além da maturidade na área profissional”, completou Emília Damasceno. Outros egressos relataram também as experiências adquiridas após a Universidade e a importância de compreender o papel do Direito na sociedade.

Durante a exposição, os ex-alunos comentaram sobre as dúvidas e receios em relação à profissão. Eles esclareceram ainda a importância em preocupar-se, principalmente, com os seres humanos e que a escolha dos cargos que cada um almeja, depende da vocação dos estudantes. E para descobrir qual é a decisão mais coerente, o egresso Geraldo Júlio afirmou que é necessário os alunos se permitirem ser quem são, e não, o que pesam ser.

Após a mesa-redonda outros egressos da UNEB realizaram minicursos sobre diversas temáticas. “Nos sentimos muito felizes em saber que os ex-alunos estão trabalhando em diversas áreas que desafiam os profissionais não apenas na técnica, mas também em uma perspectiva humanística que só quem se depara com a realidade da atividade profissional é capaz de assimilar”, ressaltou o professor da UNEB Júlio Torres.

O evento – Na programação da Semana Comemorativa do aniversário do curso de Direito, a Universidade realiza nesta quinta-feira (28) o mutirão jurídico, com orientações gratuitas à comunidade, das 14h às 17h, na Praça Imaculada Conceição de Juazeiro.

“O curso tem uma contribuição muito grande para o desenvolvimento da região, e ao longo dos 15 anos de atuação brilhante, tem formado profissionais que atuam em defesa das nossas leis. Então, eu parabenizo a coordenação do colegiado pela iniciativa de reconhecer a importância do curso de Direito para a comunidade”, declarou o Diretor Ruy Rocha.

Crédito do texto: Luna Layse- Crédito da foto: Sheila Feitosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *