ALUNOS DO PROERD SÃO DIPLOMADOS NO SERROTE DO URUBU

blogqsp.teatroMais de quarenta alunos da comunidade Serrote do Urubu que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas ( PROERD), voltado para os pais, foram diplomados neste fim de semana.

O evento, coordenado pela equipe da Estação Governo Presente, aconteceu na associação de moradores da própria localidade e contou com a participação do comandante do 5º BPM, coronel Henrique Senna e da gestora da Estação Governo Presente em Petrolina, Francis Teonília.

Na abertura do evento, o grupo de teatro Haing da Comunidade Judaica do Serrote do Urubu, apresentou uma peça com a temática sobre as drogas e suas consequências. O grupo enfocou a destruição das pessoas a partir da dependência química, da violência e da ausência de perspectiva de vida.

Os pontos abordados na peça também foram assuntos detalhados para os alunos durante o curso do PROERD. Os participantes tiveram cinco encontros com a equipe da Policia Militar e receberam informações para orientar seus filhos a prevenir e evitar o uso de drogas.

Para professora Carmem Patrícia, 31 anos, uma das alunas do curso, as informações repassadas pela equipe de monitores do PROERD foram importantes e esclarecedoras. “Posso dizer hoje que me sinto mais capacitada para lidar com esse tipo de situação dentro da escola que ensino. Um pai que bebe, por exemplo, o filho chega à segunda-feira com um comportamento diferente, às vezes agressivo. Isso traz consequências para os filhos na escola”, esclarece Patrícia.

Também a educadora Maria Ideilane Barros, 26 anos, explica que a bebida é a droga que mais afeta a sociedade por ser livre. “Já tivemos um resultado muito bom com este curso. Pai que bebia diariamente participou do curso e começou a mudar. O resultado foi percebido pelo filho que chegava a escola mais tranquilo”.

O processo de articulação dos cursos do PROERD para os pais nas comunidades Serrote do Urubu, João de Deus, José e Maria e São Gonçalo está sendo realizado pela equipe da Estação Governo Presente como parte do trabalho de estimulo a Cultura de Paz. “Estamos mediando ações que envolvem esse tipo de iniciativa no sentido de trazer para os nossos Territórios Especiais de Cidadania, TECs, o trabalho de prevenção à violência. É uma atividade paulatina, lenta, mas significativa nos resultados”, ressalta Francis Teonília, gestora da EGP em Petrolina.

Para o comandante do 5º BPM, coronel Senna, “a parceria da Polícia Militar com o programa Governo Presente contribui de forma dinâmica e positiva para o trabalho social e preventivo que a polícia vem fazendo em área”.

O evento contou, ainda, com a participação das gestoras Rosa Pilé, da escola municipal Luiz de Souza, e Vivian Durando da escola estadual Alternância-Proteja; representante da Gerência Estadual de Educação, Aparecida Alves e o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Ibamar Fernandes.

Teresa Leonel- ASCOM Estação Governo Presente em Petrolina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *