PACIENTES DO ALTO DO CRUZEIRO RECEBEM ORIENTAÇÕES PARA PREVENIR O DIABETES

blogqsp.palestraAs ações em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) continuam sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juazeiro. Nesta quarta-feira, 13, usuários do Alto do Cruzeiro participaram de palestra educativa – realizada pela Equipe de Saúde da Família – na sala de espera, durante o aguardo dos atendimentos médicos.

Na ocasião, a enfermeira Denise Bezerra descreveu as atitudes saudáveis para prevenção da doença. “Quem tem diabetes já possui alteração cardiovascular e por isso tem que redobrar os cuidados, através de uma alimentação saudável e fazendo atividades físicas. O melhor caminho ainda é a prevenção para se ter mais qualidade de vida. Devem-se reforçar os hábitos saudáveis, comendo muitas frutas e verduras, além de observar os grupos de risco e sintomas para evitar a diabetes”, explicou.

A enfermeira informou sobre os principais sintomas, como: sede exagerada, urinar muito, perda de peso, fadiga, formigamento ou dores nos pés e nas mãos, infecções frequentes, dificuldades de cicatrização, visão embaçada e boca seca.

São alguns grupos de risco: pessoas com mais de 40 anos de idade, obesidade, possuir pessoas diabéticas na família, ter colesterol e triglicérides altos e ser hipertensa. “Lembrando sempre que o exame de laboratório está disponível gratuitamente na rede municipal e é o que comprova a doença”, completou Denise Bezerra.

A dona de casa, Maria Joaquina de Souza Santos, 49 anos, é hipertensa e procurou o posto de saúde porque estava sentido dor na cabeça e nas costas, e aproveitou para escutar as informações dos profissionais. “É sempre bom aprender mais para evitar problemas de saúde. Já tenho pressão alta e não quero ficar diabética, por isso vou seguir todas as recomendações dos profissionais”, disse.

A Equipe de Saúde da Família também distribuiu informativos para que os usuários reforcem os cuidados. “Já tenho diabetes desde 2007 e se eu pudesse voltar no tempo teria abusado menos de doce e feito mais exercício físico, pois cuidar da saúde é importante. Sempre venho à unidade e o médico me atende muito bem. Adorei a palestra e vou fazer mais caminhadas para não agravar minha situação de saúde”, concluiu Maria Elise de Souza Silva, 62 anos.

Assistência aos diabéticos em Juazeiro

Segundo dados do Sistema de Informações da Atenção Básica, o número de diabéticos cadastrados em 2011 foi de 3,3 mil, em 2012 de 3,6 mil e até setembro deste ano já estão cadastrados 3,4 mil usuários. Um aumento anual de quase cem cadastros, o que representa um crescimento de 3% ao ano.

Em parceria com o Governo Estadual, a prefeitura entrega aos diabéticos uma média de 250 mil comprimidos mensalmente nas Farmácias Básicas da rede municipal e três mil frascos de insulina ao mês.

A campanha de sensibilização da Secretaria da Saúde continua até esta quinta-feira, 14, durante os atendimentos das Unidades Básicas de Saúde, zona urbana, das 8h às 12h e das 14 às 17h e interior, das 8h às 13h.

O objetivo da iniciativa também é evitar as complicações do pé diabético, que são ocasionadas devido aos problemas circulatórios, podendo com isso gerar infecções, lesões e contaminação por bactérias.

Vânia Castro/Assessoria Sesau

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *