PREFEITURA DE JUAZEIRO PROSSEGUE COM CAPACITAÇÃO EM TESTE RÁPIDO PARA MÉDICOS, ENFERMEIROS E DENTISTAS

blogqsp.capacitaçãoA Capacitação em Teste Rápido – promovida pela Prefeitura de Juazeiro – continua no Centro de Saúde III.

Ontem (12), médicos, enfermeiros e dentistas das Unidades Básicas de Saúde, da Maternidade, Hospital da Criança, da UPA, do sistema prisional e dos municípios da microrregião estiveram reunidos para receberem as orientações teóricas e práticas necessárias. O treinamento para esta turma prosseguiu nesta quarta-feira, 13, das 8h30 às 17h.

O objetivo é qualificar os profissionais para execução das testagens para detecção da sífilis, HIV, hepatites B e C, dentre outras DST, facilitando o acesso ao diagnóstico no âmbito da atenção ao pré-natal para as gestantes e seus parceiros sexuais, além de reduzir a mortalidade materno-infantil.

“O diagnóstico precoce é importante para iniciar de imediato o tratamento a fim de evitar maiores complicações ou outros agravos aos usuários. Quando se trata rapidamente as doenças, por exemplo, a sífilis em gestante, pode-se evitar que os recém nascidos possam nascer com Sífilis Congênita, doença muito grave, que muitas vezes provoca o aborto na gestante, como também a criança pode nascer com má formação, com problemas neurológicos, como também cardíacos”, esclareceu a supervisora do Núcleo DST/AIDS, Zilene de Castro

A supervisora lembra que o fortalecimento da rede municipal é uma das exigências do Ministério da Saúde, com a Rede Cegonha, além de ser uma forma de continuar o trabalho que resultou na conquista, ano passado, dos selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq). A capacitação visa descentralizar a realização do teste rápido para outras unidades de saúde da rede municipal. Noventa profissionais estão sendo capacitados.

“O trabalho consiste na construção de uma rede de cuidados que assegure à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro, ao crescimento e ao desenvolvido saudáveis. É primordial que se qualifique o acesso ao diagnóstico do HIV e de detecção da sífilis na gestante e parceiros sexuais, e que o tratamento seja realizado em tempo oportuno na Atenção Básica”, acrescentou Zilene de Castro.

Mais trinta profissionais serão treinados nos dias 19 e 20 de novembro no Centro de Saúde III, das 8h30 às 17h. Semana passada trinta enfermeiros receberam as orientações para a realização do teste rápido e já estão executando nas suas UBS.

Vânia Castro/Assessoria Sesau

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *