EM RECEPÇÃO A MÉDICOS CUBANOS, LOSSIO FALOU DOS DESAFIOS E CUIDADOS PARA A SAÚDE DAS PESSOAS

BLOGQSP.prefeitoCUBANOSNo último fim de semana,  o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, e a secretária de Saúde do município, Lucia Giesta, recepcionaram os seis novos médicos intercambistas cubanos que vieram somar esforços na atenção básica e no cuidado à saúde das pessoas deste município.

Em um café da manhã bastante propositivo, o prefeito de Petrolina, deu as “boas vindas” a cada um dos profissionais e falou sobre os avanços da gestão municipal com o Programa Mais Médicos para o Brasil. “Petrolina vive um novo momento, somos o município entre as cidade de médio e grande porte com a maior cobertura nos programas de Saúde da Família, e agora conseguimos ampliar ainda mais essa cobertura com a chegada de vocês”, disse o prefeito.

Na ocasião, o gestor agradeceu aos médicos por estarem juntos na missão humanizada de salvar vidas, falou sobre os desafios da medicina comunitária em levar saúde de qualidade a cada uma das famílias petrolinenses e mostrou os avanços de Petrolina na atenção a saúde das pessoas.

“Reestruturamos toda a nossa atenção básica, visualizamos quais eram as principais e imediatas necessidades para que cada pessoa pudesse viver com saúde e ampliasse sua expectativa de vida saudável. Investimos intensamente em um novo projeto, as AME’s Atendimento Multiprofissional Especializado, uma rede de unidades de saúde modernas, totalmente equipadas, e que efetivamente oferecessem um serviço de excelência para as pessoas”, explicou  Julio Lossio.

A médica cubana, Amarilys Matos, há 13 anos trabalhando nos programas de saúde nas comunidades internacionais, fala sobre sua chegada à Petrolina e reforça o compromisso em cuidar da saúde de todos e todas.  “O nosso dever é levar saúde de qualidade para todo o território de Petrolina, atender a comunidade com serviços de saúde e fazer parte dessa gestão que é, hoje, referência para todo o estado, é para isso que estamos aqui,” concluiu a intercambista.

A secretária de Saúde do Município, Lucia Giesta, trouxe as expectativas dos novos médicos com a atenção à saúde das comunidades e orientou os profissionais sobre a importância em estarem empenhados no compromisso com a saúde pública. “Assumimos o compromisso de cuidar da saúde das pessoas, da sede e do interior de Petrolina, temos que oferecer um serviço de saúde acolhedor, humanizado e digno para as famílias que procuram nossas unidades básicas”, afirmou.

Texto e fotos: Aurílio Marcos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *