SECRETARIA DE SAÚDE DE PETROLINA INVESTE EM REDE INTERMUNICIPAL TELESSAÚDE E CONSULTORIA PARA O MUNICÍPIO

feiradesaudeCom investimentos que priorizam o cuidado humanizado e a atenção à saúde dos usuários, a secretaria Municipal de Saúde (SMS) investe em tecnologia de comunicação para dinamizar a atenção à saúde básica dos petrolinenses.

O Tele saúde, instituído em Petrolina através da portaria nº 2.815 de 2011, possibilita as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) uma dinâmica maior e com mais interatividade na execução dos serviços da Atenção Básica nas unidades de saúde.

O RIT Vale, Rede Intermunicipal de Telessaúde do Vale do São Francisco, auxilia os profissionais das Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME-Saúde da Família) no apoio e na perspectiva da educação permanente, tendo como objetivo ampliar a autonomia e a capacidade resolutiva dos profissionais de saúde que solicitam os serviços através de uma rede de profissionais especializados.

Com o dinamismo das atividades nas unidades de saúde, o RIT Vale já atende a três consultorias para os profissionais de saúde do município. A teleconsultoria Clínica, a tele em Educação em Saúde e a teleconsultoria focada no processo de trabalho onde os profissionais são orientados sobre os fluxos de serviços, as normas e as rotinas das unidades

Atualmente seis AME’s já fazem uso da Rede Intermunicipal do Telessaúde, como explica a diretora de Atenção Básica, Sátira Cavalcanti. “O projeto ainda esta sendo implantado, e as AME’s são as primeiras a receberem os equipamentos da rede”, declara.

Para a secretária Municipal de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, os investimentos somam esforços para melhorar ainda mais a atenção básica à saúde das pessoas. “Desenvolver ações de apoio à atenção à saúde e a educação permanente das equipes de atenção básica, visando à educação para o trabalho, mostram o nosso compromisso com uma equipe habilitada e com ações prática, preparadas para as novas demandas”, explica.

O coordenador do Telessaúde RIT Vale – Núcleo de Petrolina, Silvoney Junior, fala sobre a dinâmica interativa e alerta para a importância de os profissionais utilizarem os serviços da rede. “O Telessaúde tem plataforma acessível, de fácil acesso aos profissionais das unidades. Por meio de instrumentos de telecomunicação Petrolina é referencia para 17 municípios; trabalhadores e profissionais da área da saúde esclarecem dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho”, enfatizou.

Texto: Aurílio Marcos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *