Prefeitura certifica alunos do Curso de Língua de Sinais
Para facilitar a comunicação com pessoas surdas, a Prefeitura Municipal de Petrolina por meio da Secretaria de Acessibilidade formou a primeira turma do curso Língua de Sinais. Com aulas ministradas no Centro Auditivo e na Casa da Criança, a iniciativa contemplou 48 pessoas com a certificação, entre servidores municipais, estudantes, policiais e enfermeiros. A entrega dos diplomas aconteceu ontem (21) no Centro Auditivo.
Segundo o secretário de acessibilidade, Marcos Conceição, o objetivo do curso é aumentar o acesso da pessoa com necessidade especial a todos os ambientes, inclusive o setor público. “Quando nós pensamos em criar este curso tínhamos em mente a necessidade que os surdos tem de se comunicar em setores públicos e privados”, ressalta. No evento foram entregues 35 certificados, de um total de 145 participantes entre, servidores municipais e pessoas que trabalham no atendimento ao público, como os policiais militares César e Paulo Rocha (Fotos)
Auxiliada pela intérprete social, Cassia Djane, a instrutora do curso, Joyce
Gomes, ressaltou que as metodologias foram feitas de forma dinâmica, utilizando a teoria contextualizada no dia a dia, para que os alunos compreendessem a língua. “Na sala pedimos que o aluno desenvolva a língua de sinais e não fale o português porque o conhecimento desta língua vai auxiliar, mas é a língua de sinais que deve ser priorizada no momento”, explicou.
Além da Secretaria de Acessibilidade, outras entidades realizam esse trabalho de capacitação no município, é o exemplo do Núcleo Municipal de Estudo de Línguas (Numel), setor ligado à Secretaria de Educação. A capacitação totaliza uma carga horária de 60 horas e oferece conhecimentos básicos para a comunicação com a pessoa surda.
Texto: Elka Macedo
Fotos:Farnesio Silva
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina