Secretário fala sobre a determinação do MP de novas condições de trabalho para os garis em Petrolina

O Ministério do Trabalho estabeleceu normativas e desde o último dia 22, os 57 garis de Petrolina, alocados nas três empresas terceirizadas que prestam o serviço no município, terão direito a um treinamento diário de 10 minutos, antes do início das atividades; farão ginástica laboral com duração de 20 minutos, também diariamente; estão proibidos de permanecerem na plataforma do caminhão; a cada 2h30 terão um intervalo de descanso de 15 minutos; e a cada 5h de trabalho deverão obedecer à determinação que dá direito a uma 1h de repouso. Outra decisão impõe a proibição do veículo ultrapassar os 10 km/h e ainda, a resolução determina a suspensão de horas extras. A determinação é pioneira e o município pernambucano é um dos primeiros a aplicar essa resolução da Justiça.
As novas exigências exigem novos ajustes para não prejudicar a coleta diária de resíduos sólidos no município. O secretário de Infraestrutura de Petrolina, Ricardo Rocha, explica que apesar de ter havido transtornos no primeiro dia de aplicabilidade da determinação, a população não será prejudicada e a coleta de lixo deverá acontecer diariamente em todo o município sem prejuízos. “Com isso foi dada uma estrutura melhor de trabalho aos garis e para que não haja um prejuízo na coleta domiciliar, vamos, até o final da semana, criar mecanismos para evitar que a população seja prejudicada, e brevemente o problema será sanado, pois possivelmente haverá novas contratações de coletores e garis”, explica.
Em Petrolina, são recolhidos mensalmente cerca de 9 toneladas de resíduos sólidos no município, 4.500 ton. só de lixos domiciliares e o restante de entulhos e poda. No total 57 garis fazem o serviço: na ativa são 47 garis, quatro permanentes nas ilhas de coleta e seis na reserva diária. O município dispõe de sete tratores, um de reserva e dois atendendo áreas do município que não tem calçamento.

Por Mônia Ramos




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *