NA SEMANA DA CRIANÇA JUAZEIRO CHEGOU AO NÚMERO DE 50 UNIDADES DE ENSINO CLIMATIZADAS

blogqsp climatizaçãoCom a entrega da reforma, ampliação e climatização da Escola Municipal de Pontal, realizada na noite de quinta-feira (10), Juazeiro chegou ao número de 50 escolas públicas municipais com ar condicionado.

O projeto, que teve um início ainda tímido em 2009 e pretendia atingir quatro escolas por ano, alcança uma marca importante nessa semana das crianças com quase 50% da Rede sendo atendida. O objetivo do prefeito Isaac Carvalho é beneficiar as mais de 100 unidades de ensino, e para isso o governo municipal conta com um importante incentivo do Governo Federal que contemplou Juazeiro com cerca de 300 aparelhos de ar refrigerado.

Em Pontal, região de Itamotinga, a novidade foi recebida com entusiasmo pelos alunos, gestores e comunidade. A unidade de ensino, que antes funcionava em dois prédios e tinha a sede com muros de arame, passa a contar com mais duas novas salas de aula, uma sala de professor com banheiro, laboratório de informática, ampliação da cozinha e da secretaria, muro geral, rampa de acessibilidade e biblioteca.

“Na verdade nós fizemos aqui uma verdadeira reconstrução. Em algumas escolas que nós reformamos e ampliamos só aproveitamos uma ou duas paredes, devido ao estado precário do prédio. Todas as obras da Educação seguem um alto padrão de qualidade exigido pelo nosso prefeito, devolvem a dignidade e valorizaram professores e alunos”, acredita o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade.

Para a gestora Suery Taxma Franco, a recente conquista de Pontal devolve o sorriso às crianças e a esperança aos moradores da localidade. “A nossa escola já não comportava mais a demanda de alunos e tivemos que utilizar uma extensão, localizada no prédio da primeira unidade de ensino aqui da região que estava em condições precárias. Agora vamos poder concentrar nossos alunos em um único espaço e oferecer as mesmas condições de aprendizagem a todos. Muitos duvidaram que esse sonho se realizaria e hoje estamos aqui comemorando”, destacou. Sobre essa descrença da comunidade, o secretário Clériston justificou: “realmente eles não tinham motivos para acreditar, já que muitos outros políticos prometeram essa obra. Mas, vim aqui com a determinação de Isaac e disse que ele nunca foi de contar história e sim de fazer história, como se pôde comprovar esta noite”.

Professores e representantes da comunidade reconheceram o valor da conquista. A educadora Edite Santos, por exemplo, disse que a nova estrutura e a climatização facilitarão bastante a prática do ensino e, consequentemente, da aprendizagem; Francisco Júnior, que é pai de aluno, destacou que é preciso andar muito para encontrar uma escola como a que foi entregue em Pontal, que para ele é “de primeiro mundo”; e o presidente da Associação de Moradores, Aécio Rodrigues, falou da felicidade de receber um presente como esse na semana das crianças. O ex-deputado Pedro Alcântara, presente à solenidade, descreveu sobre a honra de participar da entrega de mais um bem público, que ele considera da maior importância para uma cidade, e o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, ressaltou as outras obras que chegaram à localidade de Pontal, como recuperação de estradas, melhoria no abastecimento de água, aquisição de ônibus escolar e moto do SAAE à serviço da comunidade.

A iniciativa da climatização e de recuperação da infraestrutura das unidades de ensino da Rede Municipal fazem parte de um projeto macro da Prefeitura de Juazeiro, que tem como objetivo final a promoção da melhoria da educação. Através dos avanços no IDEB e IDHM de Juazeiro já se pode comprovar a eficácia dessas ações, que tem como resultados a diminuição da evasão, aumento da aprendizagem e elevação do nível de satisfação do professor. “Esse é mais um momento de alegria para nós, pois não há bem maior que possamos deixar para o povo de Juazeiro do que a educação. Já entregamos grandes obras nesse segmento e continuamos no luta para mudar a realidade que encontramos. Com certeza, mais coisas boas estão por vir”, concluiu o prefeito Isaac Carvalho.

Por Anna Monteiro / SEDUC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *