Estudantes da Guarda Mirim são avaliados
As crianças que participaram do primeiro ano do projeto Guarda Mirim foram avaliadas hoje (21) através de uma prova, que possibilitará a formação e titulação de pequenos oficiais da Defesa Civil. O projeto criado pela Secretaria de Segurança Cidadã recebeu todo o incentivo da Prefeitura Municipal de Petrolina que vê na iniciativa mais uma forma de gerar cidadãos conscientes e bem informados.
Foram 43 crianças, das escolas Professor Valter Gil, Raquel de Queiroz e Ozelia Matias, dos bairros Mandacaru e Pedro Raimundo, avaliadas através das disciplinas: Ordem Unida, Direitos Humanos, Ambiental e Defesa Civil, durante uma semana de curso. Os estudantes responderam a 10 questões em uma hora de prova, aplicada na própria Secretaria de Segurança Cidadã.
Após a avaliação e lanche, os estudantes, sob o comando do secretário Cel Daniel Ferreira, receberam informações relativas à formatura que acontecerá no próximo dia 30 no Sest/Senat. As crianças receberão certificados, carteirinha, bonés e camisas que as habilitará a exercer a função de agente mirim na sua escola e comunidade.
“Esse é um projeto aberto a todos, começamos no segundo semestre de 2010 e terminamos o ano formando quase 100 crianças. Para 2011 a pretensão é ainda maior, vamos abrir mais vagas e formar um ‘batalhão’ mirim de agentes civis”, reforçou o Cel Daniel.
A Guarda Mirim visa estimular o sentimento de civismo e ajuda ao próximo, além de melhorar o rendimento e a disciplina dos estudantes na escola e em casa. O objetivo também é criar multiplicadores da missão da Defesa Civil. O projeto desenvolvido durante uma semana, equivalente a 20h/aula, em horário oposto ao escolar atendeu no seu primeiro ano 100 crianças de 8 a 12 anos, da rede pública e privada, das comunidades de Cristália, Henrique leite, Santa Luzia e Vila Vitória.
Para 2011, já existe uma lista de espera com aproximadamente 15 escolas da sede e interior, interessadas em participar do programa. A intenção é formar até 500 guardas mirins a partir de março. Os interessados deverão procurar a Secretaria de Segurança Cidadã pelos números 3862-6194 ou 9862-9213. A partir de fevereiro o projeto será apresentado aos gestores escolares e também será divulgado o cronograma das primeiras unidades beneficiadas.
Juciana Cavalcante
Foto: Patrícia Telles
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina