Projeto Escola no Campo muda vida de crianças e adultos em Petrolina


Após quatro meses sendo desenvolvido em oito escolas do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, o Projeto Escola no Campo, promovido pela empresa Syngenta em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Irrigação, foi encerrado numa manhã descontraída, com premiações e muita animação. As crianças puderam brincar, se divertir e apresentar os conhecimentos adquiridos durante o projeto.

O Projeto Escola no Campo teve como objetivo ensinar as crianças a produzir alimentos saudáveis e através delas, sensibilizar os pais quanto ao uso correto e seguro dos agroquímicos e equipamento de proteção individual (EPI). O secretário de Irrigação, Newton Matsumoto, ressalta a importância da conscientização das pessoas em relação ao cuidado com o meio ambiente. “O fundamental desse trabalho é a conscientização da criança sobre a importância do meio em que ela está inserida quanto à produção de alimentos de maneira sócio e ambientalmente sustentável”, destacou.

Para Sheiça Coelho, aluna da Escola Espaço Criativo do Núcleo 11, o projeto foi bastante proveitoso. “Achei muito importante participar porque pude aprender muitas coisas e ensinar para meus pais”, afirmou. Segundo a professora Anália Neta, da mesma escola, a iniciativa trouxe mais informação para quem vive no campo e não teve acesso a esse tipo de educação socioambiental. “Quando esse projeto apareceu percebi que era a realidade de todos nós e as crianças se identificaram e se empenharam muito para levar o que aprenderam para suas famílias”, frisou.

O representante da Syngenta, Eduardo Souza, ressaltou a importância dos resultados apresentados pelo projeto. “Recebemos, em novembro, a visita dos coordenadores da Fundação Abrinq para certificar as atividades desenvolvidas e eles ficaram impressionados com o resultado positivo de Petrolina”, concluiu.

O prefeito Julio Lossio e a primeira-dama Andréa Lossio também participaram da ocasião realizando a distribuição dos prêmios para os primeiros colocados no concurso de melhor desenho e melhor frase sobre a preservação do meio ambiente. “Ficamos muito felizes por vê o envolvimento das crianças no cuidado com o meio ambiente, esperamos que no próximo ano possamos realizar mais parcerias como esta”, revelou o prefeito.

Os alunos Pedro Honorato, da Escola Municipal Neli Maria Santana, e Vinicius Barbosa Silva da Escola Municipal do MN8, ficaram em primeiro lugar no concurso e ganharam um computador para a instituição de ensino.


Mirela Costa/ Jaquelyne Costa

Fotos: Gilson Pereira/Patricia Telles

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *